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Rio usa avanço em transporte como símbolo contra as críticas aos Jogos

09/07/2016 16h09

Uma das áreas mais delicadas do Rio de Janeiro na época da escolha como sede dos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a mobilidade urbana se tornou estratégica para o prefeito Eduardo Paes combater as críticas ao megaevento.

Neste sábado, ele inaugurou, com três meses de atraso, a via expressa Transolímpica, por onde irá operar o serviço de BRT que fará a conexão entre o Parque Olímpico da Barra da Tijuca o Complexo Esportivo de Deodoro, os dois principais polos dos Jogos. Foram construídas 18 estações e três terminais.

O projeto deveria ter sido concluído em abril, de acordo com o Tribunal de Contas do Município (TCM), mas uma série de mudanças no traçado da obra, para evitar ainda mais desapropriações, contribuiu para a demora.

Embora limitado durante a Olimpíada (só espectadores e a força de trabalho terão acesso entre os dias 1º e 22 de agosto), o serviço é considerado um dos principais legados da Rio-2016 para a cidade. O tempo de viagem entre Recreio e Deodoro será reduzido em 60%.

Em uma época de fragilidades na segurança pública do estado e de críticas da imprensa internacional aos problemas do Rio, Paes utilizou o projeto para desabafar mais uma vez contra os críticos. A via deverá beneficiar 70 mil passageiros por dia no BRT, além de comportar até 55 mil veículos diariamente.

- Faço um apelo a vocês. Vamos defender o Rio. Esta cidade é muito especial. Não estou dizendo que está tudo certo. Ninguém aqui é otário. Sabemos das dificuldades que ela passa. Mas é uma cidade muito melhor do que a que pegamos em 2009. Deixem em casa o complexo de vira-latas. Vamos parar de maltratar o Rio - declarou o prefeito.

O BRT da Transolímpica é o terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos do Rio e o segundo a atravessar a cidade transversalmente. Ele se soma aos BRT Transoeste e Transcarioca. O terminal olímpico tem acessos para levar as pessoas tanto ao Parque Olímpico, de um lado, quanto ao Riocentro, do outro.

- Essa é uma das mais importante obras dentre tantas que foram feitas. Por aqui vão desfilar atletas e o povo. O legado vem em um momento difícil, mas é quando nos superamos. A entrega simboliza uma das grandes conquistas que os Jogos trouxeram à população. Os Jogos vão passar, mas isto aqui ficará para a cidade - disse o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman.

A Transolímpica foi a última entrega de uma obra de grande dimensão prometida pelo município no dossiê de candidatura para sediar os Jogos. No entanto, o traçado da via foi ampliado em relação ao plano original. Inicialmente, ela teria 15km de extensão. O atual tem 26km.