Topo

TÊNIS DE MESA: Brasil faz bonito e vencem Lendas Olímpicas no Desafio Internacional

10/07/2016 14h57

A seleção brasileira de tênis de mesa venceu as Lendas Olímpicas. No evento, que aconteceu na manhã deste domingo, no Ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro, Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto derrotaram, por 3 jogos a 1, o chinês Wang Liqin, o belga Jean-Michel Saive e o sueco Jörgen Persson. A única vitória das lendas foi na partida de duplas, em que Wang Liqin/Jörgen Persson bateu Gustavo Tsuboi/Cazuo Matsumoto. No restante dos confrontos, Hugo Calderano triunfou sobre Jean-Michel Saive e Wang Liqin, enquanto Tsuboi bateu Jörgen Persson.

No primeiro jogo do dia, uma grande expectativa. A vitória de Hugo Calderano (46º colocado do ranking mundial) sobre Saive teve gosto de tira-teima. Eles já tinham se enfrentado duas vezes anteriormente, com um triunfo para cada lado. No fim, melhor para o brasileiro, que ressaltou a festa feita pela torcida durante o evento.

- No final, queremos ganhar e, felizmente, eu ganhei. Foi muito legal jogar com a torcida. Acho que, nos Jogos Olímpicos, terá ainda mais gente. Já vamos nos acostumando ao calor da torcida e à pressão na hora dos jogos - disse.

Campeão europeu em 1994 e ex-líder do ranking mundial, Saive fez elogios ao evento e à equipe masculina brasileira que disputará os Jogos Olímpicos.

- Foi um evento muito bom para o tênis de mesa e para os fãs brasileiros. Acho que, para os jogadores, foi bom por conta da preparação para os Jogos Olímpicos. Acho que dá confiança. É um time bom e promissor, especialmente Hugo Calderano, que é muito novo e tem um futuro longo pela frente. Acho que será muito interessante acompanhar esse time brasileiro. Eles estão em um nível bom, terão os torcedores a favor - salienta.

Gustavo Tsuboi (64º), que venceu Jörgen Persson na segunda partida do evento e perdeu nas duplas, acredita em um bom desempenho da modalidade nas disputas olímpicas, lembrando os resultados positivos conquistados recentemente, mas evita fazer qualquer tipo de projeção.

- Não quero colocar limites para a minha participação e para a de nossa equipe. Temos de sonhar com a medalha, temos de ir para a Rio 2016 pensando nisso, mas, acima de tudo, chegar o mais longe possível. Nos últimos campeonatos em que a participamos, todos os jogadores tiveram sucesso, enfrentando adversários fortes. Então, mostramos que temos capacidade de enfrentar os melhores do mundo e jogar o melhor nível possível - avisa.

Persson, que atualmente trabalha com a nova geração do tênis de mesa sueco e é treinador do alemão Dimitrij Ovtcharov - atual quinto do mundo -, acredita que o Desafio Internacional foi bastante proveitoso para as duas equipes. Conhecido também como "O grande Viking", o campeão mundial e ex-líder do ranking lembrou a expectativa gerada nos jogadores às vésperas dos Jogos Olímpicos.

- Acho que foi legal para nós e para o Brasil, que está se preparando para a Rio 2016. Acredito que aproveitamos bem. É bastante excitante. Joguei os Jogos Olímpicos sete vezes, então, sei bem como é a sensação e o sentimento de quando a competição está chegando mais perto recorda.

Matsumoto, que disputará os Jogos pela primeira vez - foi a Pequim/2008 e Londres/2012 como reserva -, se mostra otimista quanto aos resultados que o Brasil pode alcançar no tênis de mesa e acredita que a melhor campanha do país (Hugo Hoyama, que chegou às oitavas em Atlanta/96) pode ser ultrapassada:

- É possível! Nós três estamos focados e provamos que podemos disputar com atletas do mundo inteiro. Temos vários resultados positivos nos últimos quatro anos, temos três top 100 do mundo. Acho que tudo é possível, então, estamos com a cabeça de que estamos indo lá para fazer história - afirma.

Um dos mais ovacionados pelo público foi o chinês Wang Liqin, tricampeão mundial e ex-líder do ranking. Atualmente com 38 anos, ele, em 2008, teve a chance de participar dos Jogos Olímpicos em casa e dá dicas aos brasileiros, que terão essa experiência em breve.

- Meu conselho para os brasileiros é não focar no placar ou no resultado, mas sim na partida, em como estiverem jogando", disse ele, que ainda completou.

- Acho que foi uma experiência muito boa para os dois times. Para o Brasil, uma boa preparação e para as Lendas a oportunidade de mostrar o tênis de mesa para as pessoas. Eu não esperava que tivéssemos um ginásio lotado, então foi uma experiência muito boa. Espero que no futuro aconteçam mais eventos como esse e com mais gente que conhece o tênis de mesa.

Liqin tem dois ouros nos Jogos Olímpicos, em Sydney 2000 nas duplas e Pequim 2008 por equipes, e dois bronzes, em Atenas 2004 e Pequim 2008, ambos no individual.

A seleção brasileira treinará no Rio de Janeiro até o próximo dia 17. Depois, as equipe irá para São Caetano do Sul, onde fará atividades de 20 a 29 deste mês.

Confira as parciais das partidas

Hugo Calderano 3 x 2 Jean-Michel Saive (14/12, 9/11, 13/11, 5/11 e 11/6)

Gustavo Tsuboi 3 x 2 Jörgen Persson (11/5, 11/4, 8/11, 5/11 e 11/7)

Gustavo Tsuboi/Cazuo Matsumoto 1 x 3 Wang Liqin/Jörgen Persson (7/11, 11/7, 12/10 e 11/4)

Hugo Calderano 3 x 1 Wang Liqin (11/3, 6/11, 11/7 e 11/9)