Topo

Curiosidades olímpicas: Jogos de 1912 reuniram o mundo todo

11/07/2016 08h05

Foi a primeira Olimpíada da história a reunir representantes dos cinco continentes: África, América, Ásia, Europa e Oceania. 28 países participantes, 2.407 atletas inscritos (48 mulheres e 2.359 homens).

Americano de origem índia, Jim Thorpe venceu as provas do pentatlo e do decatlo e foi apontado pelo rei sueco Gustavo V o "melhor atleta do mundo". Mas, um ano depois dos Jogos, foi desclassificado e perdeu suas medalhas porque atuara como jogador profissional de beisebol em 1910. Naquela época, a Olimpíada era palco exclusivo para atletas considerados "amadores".

Estocolmo marcou a triste estreia de Portugal em uma Olimpíada. O atleta luso Francisco Lázaro morreu durante os Jogos, aos 24 anos. Ele disputava a maratona, quando passou mal e sofreu um ataque cardíaco. Foi o primeiro atleta morto em disputa.

A final dos 100m rasos contou com uma polêmica em Estocolmo-1912. Favorito ao ouro, o velocista negro americano Howard Drew não se alinhou na linha de largada. Oficialmente, a delegação dos EUA alegou que ele havia sofrido uma lesão no calcanhar. No entanto, outra versão do fato é de que ele foi trancado de propósito no vestiário por um treinador, que preferia ver um branco campeão.

Uma das mais extenuantes lutas da história olímpica foi disputada em Estocolmo. Na luta greco­romana, Martin Klein, da Rússia, e Alfred Asikainen, da Finlândia, duelaram por 11 horas, com pequenos intervalos a cada 30 minutos, na semifinal da categoria peso­médio. Klein foi o vencedor, mas não conseguiu se recuperar para a decisão e a medalha de ouro ficou com o sueco Claes Johanson.

Proibido pela legislação sueca, o boxe não pôde ser incluído no programa olímpico em 1912. Irritado com o episódio, o barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Modernos, aprovou uma resolução no Comitê Olímpico Internacional para que, a partir daquele momento, o país­sede fosse impedido de interferir na organização do evento.