Topo

Antes de início dos Jogos, Michel Temer recebe atletas do Time Brasil

13/07/2016 17h52

Nesta quarta-feira, o Palácio do Planalto viveu o clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Cerca de 60 atletas do Time Brasil foram recebidos pelo presidente da República em exercício Michel Temer, que desejou boa sorte aos integrantes da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos. O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, também esteve presente ao encontro, assim como os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; da Justiça, Alexandre Moraes; do Turismo, Alberto Alves; e o da Cultura, Luís Felipe Castro Mendes.

- Eu quero cumprimentar especialmente aos atletas brasileiros. Além do empenho, vamos pedir um esforço e uma concentração absoluta, porque este é o grande momento do Brasil. É o momento em que cinco bilhões de pessoas estarão assistindo aos Jogos Olímpicos, mas na verdade estarão vendo o Brasil. E deverão ver o Brasil, em primeiro lugar por meio dos seus atletas. Ou seja, cada medalha que exibirmos, vamos revelar a pujança do esporte no Brasil - declarou Michel Temer, complementando:

- Espero que vocês tenham o sucesso que merecem em face do treinamento que tiveram. Tenho certeza que todos farão o orgulho do Brasil - disse.

A visita ao Palácio do Planalto foi liderada pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. A visita contou também com a presença de presidentes de confederações brasileiras olímpicas.

Dentre os atletas que estiveram presentes, a judoca campeã olímpica Sarah Menezes presenteou Michel Temer com um agasalho personalizado do Time Brasil. Além dela, representantes do nado sincronizado, basquete feminino, rugby feminino e masculino, hóquei sobre a grama masculino e judô também compareceram ao encontro.

- Em nome dos atletas do Time Brasil, gostaria de agradecer ao Governo Federal e ao Ministério do Esporte, que junto com o COB e o presidente Nuzman, nos apoiaram na preparação dos Jogos Olímpicos Rio 2016 - afirmou a atleta de nado sincronizado Lara Teixeira.

No Rio 2016, o Brasil estreará em cinco modalidades olímpicas: badminton, ginástica de trampolim, golfe, hóquei sobre grama e rúgbi. Além disso o Time Brasil disputará pela primeira vez as competições de canoagem velocidade feminino, polo aquático feminino, ginástica artística masculina por equipes, conjunto de nado sincronizado e santos ornamentais sincronizado. As modalidades com o maior número de atletas no Rio 2016 serão atletismo (66), futebol (36), natação (33), handebol (28) e polo aquático (26).

A abertura da Vila Olímpica acontecerá no próximo dia 24. A delegação ocupará inteiramente os 18 andares do prédio de número 30. A cerimônia de boas-vindas e hasteamento da Bandeira Brasileira está marcada para o dia 31, às 11h30.

Até agora o Time Brasil já tem 460 atletas classificados para o Rio 2016, o que já superou o recorde anterior de 277 atletas, em Pequim 2008. O Chefe da Missão será Bernard Rajzman, medalhista de prata com o vôlei em Los Angeles 1984 e membro do Comitê Olímpico Internacional.