Fase final da Liga Mundial de vôlei terá 'xarás brasileiros' em boa fase

Contra números não há argumentos. Talvez essa seja a expectativa de dois jogadores da Seleção Brasileira masculina de vôlei, que começa nesta quarta-feira a disputa da fase final da Liga Mundial contra a Itália, às 12h30 (de Brasília): Maurício Souza e Maurício Borges.

Dois dos atletas que mais atuaram sob o comando de Bernardinho no torneio, o central e o ponteiro, respectivamente, buscam vaga na lista definitiva para a Olimpíada do Rio de Janeiro, sendo que mais um passo pode ser dado a partir desta quarta, em Cracóvia (POL).

Dos nove jogos da Seleção na liga, Souza participou de cinco como titular, e não entrou em quadra em apenas dois. Dessa forma, ele tornou-se o terceiro melhor pontuador do Brasil na competição, com 55 acertos, à frente de seus concorrentes diretos por um posto no Rio: Lucão (54 pontos), Éder (38) e Isac (29).

Em número de partidas, Souza também atuou mais que seus "rivais", que jogaram seis, cinco e quatro vezes, respectivamente.

Já Borges é o quinto maior pontuador do Brasil na Liga Mundial (54), atrás apenas de Lucarelli em sua posição (124). O jogador, porém, fez menos jogos (cinco) que o principal pontuador, que atuou oito vezes. Ainda assim, ele está à frente de Murilo (dois jogos e 20 pontos), Lipe (quatro e 21) e Douglas (quatro e 21).

Com os números alcançados na competição, os dois se colocam como principais postulantes a estarem na lista final de Bernardinho, que contará com 12 jogadores no Rio.

Nas outras posições, os levantadores já foram definidos (Bruninho e William), assim como os opostos (Wallace e Evandro), caso o treinador não faça alterações no número de atletas em cada posto.

Entre os centrais, levando em conta as últimas listas de Bernardinho, um deve ser cortado, assim como entre os ponteiros e líberos (Escadinha ou Tiago Brendle).

A Liga Mundial, inclusive, servirá como última competição preparatória para a Olimpíada. Nela, o Brasil liderou a primeira fase, com oito vitórias em nove jogos (derrota para a Sérvia, que não irá ao Rio). Na fase final o time enfrenta a Itália (quinta colocada), nesta quarta-feira, e os Estados Unidos (segundo), na sexta-feira, às 15h30.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos