Topo

Padre santo e Virgem Milagrosa: a fé do São Paulo em Medellín

13/07/2016 14h26

Se o São Paulo precisa de um milagre que honre a alcunha de Clube da Fé para ir à final da Copa Libertadores da América, o tempo conspirou a favor. Nesta quarta-feira, dia do embate com o Atlético Nacional no Estádio Atanasio Girardot, Medellín comemora uma data especial: o aniversário de um padre da cidade que está prestes a virar santo.

Padre Marianito viveu no principal município do departamento Antioquia (como um estado) no século 19. Mesmo depois de morrer, católicos de sua paróquia, na Igreja de San Joaquín, seguiram recordando de Marianito, segundo eles, um milagreiro. A fama se espalhou e rendeu uma beatificação em 2000, até a canonização ser referendada pelo Vaticano neste ano.

Na igreja, localizada a dois quilômetros do Atanasio Girardot, senhoras que integram a paróquia enfeitavam um pequeno altar onde está a imagem de Padre Marianito. No templo, existem ainda imagens de São Joaquim, Santa Ana, Virgem Carmen, padroeira dos motoristas de Antiquoia, e da Virgem Milagrosa, que tinha Marianito como grande devoto.

A Milagrosa não está no altar principal, mas sim em um recuo à direita de onde as missas são rezadas. Nas três paredes que a cercam, há centenas de plaquinhas metálicas feitas pelos fiéis que pedem e agradecem por milagres. Fátima, uma das mulheres da paróquia, explicou ao LANCE! sobre a devoção à Virgem, uma ótima aliada aos são-paulinos católicos nesta quarta.

- A Milagrosa nada mais é do que uma das aparições da Virgem Maria. E a força de seus milagres é impressionante, basta ver quantas homenagens temos somente aqui nesta igreja. Eu mesmo sou um milagre dela, diz minha mãe. Os médicos me deram por morta quando nasci. Padre Marianito, assim como todos em Medellín, são devotos a ela. E ele, que também fazia muitos milagres, receberá uma missa hoje (quarta) pelo aniversário e pela canonização - contou Fátima, que entregou medalhinha da santa à reportagem.

Talvez não haja tempo para que jogadores, comissão técnica ou dirigentes do São Paulo apreciem a imagem da Virgem Milagrosa. A Igreja de San Joaquin não é portentosa, não esbanja riqueza e está perdida em meio a um bairro simples em Medellín. Mas Fátima diz: "Se você vê nossa torre e sente que deve vir até aqui, é porque recebeu um chamado por sua fé.