Topo

Sonhando alto, Lizards não se abatem com derrota na Super Copa São Paulo

13/07/2016 07h05

O sonho ainda não acabou. Apesar de a derrota no último domingo, por 21 a 12, para o Sorocaba Vipers, na final da Copa São Paulo de Futebol Americano, a equipe de Leme, cidade do interior de São Paulo, segue firme para voltar mais forte na próxima temporada.

O Leme Lizards, como são chamados, em referência a quantidade de lagartos (lizards - em inglês) que perambulam pela pequena cidade a 220km de São Paulo, é o primeiro e único time a ter um campo de futebol americano com as medidas oficiais da NFL no Brasil, conforme explica o presidente dos Lizards, Bruno Ricardo Alves Pultz.

- Temos vários campos de futebol 'normal', mas quando surgiu a ideia de jogar um campeonato paulista, a Super Copa de São Paulo, pelo fato de a pintura do campo de futebol americano ser totalmente diferente do futebol 'normal', ia criar certo incomodo para o restante do pessoal do 'soccer'. Já que não podíamos pintar o campo com as nossas marcações, conseguimos apoio para construir um só nosso - disse Bruno, em entrevista ao LANCE!

Alexandre Marchi, que joga na posição de tackle e está na equipe lemense desde sua fundação, em 2012, conta como tudo começou.

- Jogávamos descalços, sem nenhuma proteção. Hoje penso que era todo mundo maluco, porque não sabíamos as regras direito e aconteciam algumas pancadas fortes. Todo treino saíamos sangrando muito, era bastante violento, usávamos toda a força do full pad (equipamento), que não tínhamos, no oponente - contou.

Após quatro anos defendendo a equipe dos Lizards, Alexandre diz que o esporte, apesar de ainda não ser reconhecido oficialmente no Brasil, é algo que o completa e que faz parte de sua vida.

- É o ano inteiro, os finais de semana são todos dedicados para o futebol americano. Não importa se é treino, jogo ou final de campeonato. Acho que seria muito bacana daqui uns dez anos estar vivendo como coach (técnico), eu já estou com 41, mas, com 51, me imagino nesta posição, ajudando a fomentar esse esporte no Brasil - projetou.

O publicitário é apenas mais um dos que compraram a ideia de que o futebol americano pode crescer cada vez mais no país. Atualmente, com mais de 20 times associados à Federação Brasileira de Futebol Americano, a equipe dos 'Lagartos' sonham com conquistas ainda maiores, como chegar à fase final da Superliga Nacional, que iniciou sua primeira edição neste último domingo (10), com seis jogos já realizados.

- Os Lizards nunca entraram só para fazer volume no campeonato da Copa São Paulo. Sempre entramos com o sonho de sermos campeões. Trabalhamos para isso, tanto é que todos os campeonatos que já participamos nunca deixamos de chegar aos playoffs. Temos três finais, duas derrotas e uma vitória. Agora, nosso objetivo é chegar para disputar uma final de competição nacional - finalizou o presidente dos Lizards, Bruno Pultz.