Topo

Líder da Volta da França bate em moto da TV e cai na classificação

14/07/2016 13h11

A 12ª etapa da Volta da França, entre Montpellier e Mont Ventoux (distância de 178km), realizada nesta quinta-feira, terminou de forma muito confusa. Com a presença maciça de público, que aproveitou o feriado nacional francês, lotou as ruas e deixou apenas um fio para os ciclistas, acabou ocorrendo um acidente.

Já na fase final da prova, uma das motos que faziam as imagens para a TV deu uma freada brusca para não acertar um dos torcedores que invadiram a pista. Com isso, três ciclistas se chocaram com a tal moto, entre eles o líder Chris Froomer, que é o atual campeão e busca o tri (pois vencera também em 2013).

Com a bicicleta inutilizada, o ciclista britânico deixou para trás o seu instrumento de trabalho e correu à pé uma distância de 400 metros até receber uma bicicleta reserva que deu problemas no pedal. Isso obrigou a mais uma troca. Por causa disso, Froomer perdeu quase dois minutos e o resultado foi a perda liderança (no ciclismo a ponta dá o direito de uso da camisa amarela), terminando em 25º e caindo para o sexto lugar geral.

A prova, realizada em forte subida, foi vencida pelo belga Thomas de Gendt, com 4h31min51. Ele foi seguido por outro belga, Serge Pauwels, dois segundos atrás. O espanhol Dani Navarro terminou em terceiro. Nenhum estava entre os líderes. Com isso, o grande beneficiado foi o holandês Bauke Mollema, que ficou em décimo lugar, saiu de uma posição intermediária e pulou para o segundo lugar geral.

Com toda a confusão, o britânico Adam Yates (11º na etapa) assumiu a liderança e roubou a camisa amarela de Froome. Ele agora é o ponteiro com 57h12min20seg, seguidos de Mollema, nove segundos atrás. O colombiano Nairo Quintana ganhou uma posição e ocupa o terceiro lugar. A grande decepção foi o eslovaco Peter Sagan, vencedor da etapa passada, eme, que não é especialista em subidas, ficou 28 minutos atrás do vencedor e terminou em 142º. Agora, mais de uma hora atrás do líder da tabela, está fora da vriga pelo título.

A equipe de Froomer (a Sky), tão logo terminou a etapa, pediu uma revisão para saber se o seu ciclista poderá receber alguma bonificação em segundos que o recolocaria em melhor posição.

- Estou aguardando a decisão dos juízes sobre o acidente - postou Froomer em seu twitter minutos depois da prova.

A próxima etapa da Volta da França ocorrerá entre Bourg Saint-Adeol e Pont D'Arc. É a menor distância, apenas 37km. Depois, restarão mais sete etapas para o fim da competição.

Classificação da etapa

1º Thomas de Gendt 4h31min51

2º Serge Pauwels (BEL) + 2 segundos

3º Dani Navarro (BEL) + 14

4º Stef Clement (HOL) + 40

5º Silvayn Chavanel (FRA) + 40

Classificação Geral

1º Adam Yates (ING) - 57h12'20''

2º Bauke MOLLEMA (HOL) + 9 segundos

3º Nairo Quintana (COL) + 14

4º Romain Bardet (FRA) + 28

5º Alejandro Valverde (ESP) + 52

6º Chris Froome (ING) + 53