Espaço Aberto, com Tony Azevedo: 'O Rio ocupa um lugar especial em meu coração'

Artigo escrito por Tony Azevedo, jogador da seleção dos Estados Unidos de polo aquático, e que estará na Olimpíada do Rio

Faltando poucas semanas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, falo em nome de todos os meus companheiros da equipe norte-americana: estamos cada vez mais ansiosos para chegar ao Brasil e começar a competição. A cada dia que passa, sentimos que tudo se torna mais real, e que os anos de trabalho duro e de sacrifício estão prestes a serem postos à prova. Mal podemos esperar pelo início dos Jogos no Rio!

Mesmo com o pensamento focado na competição, tenho uma sensação muito boa quando penso que estou indo para o Rio de Janeiro. Fui criado nos Estados Unidos, mas nasci no Rio. A cidade e o Brasil ocupam um lugar especial no meu coração. Meu pai, Ricardo, foi um grande jogador na seleção brasileira de polo aquático e essa será a minha quinta participação em Jogos Olímpicos como parte do time masculino norte-americano desse mesmo esporte.

Estou ansioso para estar em casa. Estou ansioso para falar português. Estou ansioso para ver meu tio, tia e primos brasileiros nas arquibancadas, lado a lado, nos aplaudindo com orgulho em sua terra natal.

Mais do que tudo isso, eu quero dividir o meu amor pelo Rio com os meus companheiros de equipe. Mal posso esperar para apresentá-los a cada detalhe do Brasil que eu conheço e amo - as pessoas receptivas, as caipirinhas, o samba, as churrascarias, as praias maravilhosas.

Alguns companheiros da equipe norte-americana de outras modalidades já tiveram a chance de visitar o Rio durante os eventos -teste e os treinos. E eles foram muito impactados com a beleza das praias e pontos turísticos como o Cristo Redentor. A equipe dos Estados Unidos está muito empolgada para chegar ao Rio. Vai ser muito especial para todos nós experimentarmos juntos, como um só time, os encantos e a hospitalidade da cidade durante os meses de agosto e setembro.

Os brasileiros são extraordinários. Um povo que tem espírito e paixão para superar até mesmo o mais desafiador dos obstáculos. Um povo trabalhador e que tem muito orgulho de seu país. Não há dúvidas de que esses Jogos serão um acontecimento único na vida de cada um, uma experiência incrível para todos os atletas do mundo e também para os visitantes.

Nos últimos dois anos eu joguei profissionalmente em São Paulo pelo time de polo aquático do SESI. Eles fizeram com que eu, minha esposa, Sara, e meu filho, Cruz, nos sentíssemos incrivelmente bem-vindos. Além disso, há um sentimento de orgulho nacional no Brasil que realmente emociona. Eu vivenciei essa sensação bem de perto, quando estive aqui há dois anos durante a Copa do Mundo. Acho que vamos experimentar o mesmo sentimento durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio.

Os Jogos de 2016 certamente vão mudar os rumos da história brasileira, deixando um legado duradouro e impactando positivamente o futuro do país. Quando os Jogos acontecerem, a beleza do Rio e a energia do povo brasileiro vão se destacar e o mundo verá porque, em nome da equipe norte-americana, posso dizer com orgulho que #WeLoveRio.

Tony Azevedo

Atleta - Capitão da Seleção de Polo Aquático dos Estados Unidos

5ª Olimpíada - Prata em Pequim 2008 - 4 Ouros em Pan-Americanos

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos