Curiosidades olímpicas: Jogos de 1956 tiveram o primeiro 'Dream Team'

Comandado por Bill Russel, um dos maiores craques da história do esporte, o time de basquete dos Estados Unidos impôs uma superioridade jamais vista sobre os adversários para conquistar a medalha de ouro em Melbourne. Os norte-americanos venceram todos os seus jogos com pelo menos 30 pontos de vantagem e sempre com pontuação superior ao dobro de seus adversários.

Fato inédito na história dos Jogos, uma modalidade não foi disputada na cidade-sede nem no país anfitrião. As provas do hipismo foram transferidas para Estocolmo, na Suécia, e disputadas cinco meses antes da Olimpíada em razão da legislação australiana, que impedia a entrada de cavalos estrangeiros no país.

A partida de polo aquático entre Hungria e União Soviética, adversárias políticas na época, ficou conhecida como "Jogo do sangue na água". Um jogador húngaro teve de deixar a piscina com sangue escorrendo de um corte acima do olho e houve confusão generalizada, que precisou da intervenção policial. A Hungria venceu por 4 a 0, seguiu no torneio e acabou ficando com o ouro. A partida foi retratada no filme "Sangue nas Águas".

O Comitê Olímpico Internacional conseguiu reunir as duas Alemanhas (oriental e ocidental) dentro de uma equipe combinada, competindo sob uma bandeira negra, vermelha e amarela, com os anéis olímpicos, e tendo a "Ode à Alegria", IX Sinfonia de Beethoven, como seu hino. Esta prática seria repetida nas duas edições dos Jogos seguintes e extinta a partir de 1968.

A ginasta soviética Larysa Latynina conquistou quatro ouros em Melbourne (salto, equipes, solo e individual geral) além de uma prata na trave e um bronze nas barras assimétricas. Na carreira, ela deteve o recorde de nove medalhas de ouro.

Dez cidades se candidataram a sediar a Olimpíada. Além de Melbourne, Buenos Aires, Cidade do México e sete cidades norte-americanas (Los Angeles, Detroit, Chicago, Filadélfia, São Francisco e a dobradinha Saint Paul-Minneapolis) participaram da disputa. Melbourne foi a mais votada nas três rodadas eliminatórias e ratificou essa condição na rodada decisiva ao superar Buenos Aires por apenas um voto: 21 a 20.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos