Curiosidades olímpicas: Ali, Bikila e TV marcaram os Jogos de Roma

A Olimpíada de Roma foi a primeira da história a ter toda a programação, desde a Cerimônia de Abertura, acompanhada ao vivo pela televisão. Provas foram transmitidas em tempo real para 18 países da Europa e exibidas em videoteipe, com algumas horas de defasagem, para Estados Unidos, Canadá e Japão.

O etíope Abebe Bikila, integrante da guarda pessoal do imperador de seu país, Haile Seilassie, surpreendeu o mundo ao vencer a maratona nos Jogos de Roma, com o recorde de 2h15min16s. O detalhe é que ele percorreu os mais de 42 km da prova descalço, sob um calor de 30°C. Ele venceria novamente a prova na Olimpíada de 1964, em Tóquio.

Maior nome da história do boxe, Muhammad Ali tinha apenas 18 anos quando conquistou a medalha de ouro em Roma, na categoria meio ­pesado. À época, ainda era conhecido pelo nome de batismo: Cassius Clay, que seria alterado anos mais tarde, após sua conversão ao islamismo.

A equipe de hóquei masculina do Paquistão quebrou uma série de sete vitórias consecutivas da Índia (campeã olímpica desde 1928), derrotando os rivais na final. Foi a primeira medalha de ouro olímpica da história do Paquistão.

O ano de 1960 marcou o reencontro de Roma com o espírito olímpico. A Cidade Eterna já havia sediado os Jogos na Antiguidade e deveria recebê-los novamente em 1908. No entanto, abriu mão da organização em razão da erupção do vulcão Vesúvio, dois anos antes. Naquele momento, todos os recursos financeiros do país deveriam ser destinados à reconstrução da capital.

A primeira Paralimpíada da história foi realizada em Roma, uma semana após a edição dos Jogos, e reuniu cerca de 400 atletas. Em sua primeira edição, no entanto, era conhecida como "Olimpíada dos Portadores de Deficiência". O nome atual de Paraolimpíada", que depois passou a ser Paralimpíada, surgiu na década de 1980.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos