Topo

Russo vence etapa e Froome amplia vantagem na Volta da França

20/07/2016 17h15

Surpresa na 17ª etapa da volta da Volta da França, realizada nesta quarta -feira entre as cidades suíças de Berna e Finhaut-Emosson (distância de 184 km), após um dia de folga para os atletas. O russo Ilnur Zakarin - que desde que retornou às provas após cumprir suspensão de dois anos por doping (em 2009) não havia conseguido resultados relevantes em grandes provas , foi o primeiro colocado, com boa margem de distância para o colombiano Jarlison Pantano (vencedor da 15ª etapa).

Esta foi a volta por cima do russo, que vem de um rigoroso regime (perdeu dez quilos e hoje tem 67kg distribuídos em 1,87m), teve uma queda feia no Giro da Itália (uma das três grandes provas do ciclismo da Volta da França e da Volta da Espanha) e em apenas uma das 16 provas anteriores ficara no Top15.

- O objetivo era me recuperar na Volta da França e vencer uma etapa. Por isso, não vejo esse resultado como uma surpresa. Quero seguir me recuperando para, na próxima temporada, estar em condições de vencer uma das grandes provas - disse Zakarin, que tem 26 anos.

No que se refere ao título, o britânico Chris Froome - agora que restam apenas mais quatro etapas - está cada vez mais perto da sua terceira conquista na França. Como vem ocorrendo nas últimas etapas, o atual campeão administrou a diferença para os três candidatos mais próximos e conseguiu no sprint final terminar à frente e ampliar a vantagem. Froome tem mais de dois minutos de vantagem para o vice-líder holandês Bauke Mollema. O britânico Adam Yates e o colombiano Nairo Quintana estão na casa dos três minutos.

E a distância deverá ser mantida após a etapa de hoje, uma corrida contra o relógio com distância de 37km entre Sallanches e Megève. A Volta da França terminará no domingo, com chegada na Champs Elysées, em Paris.

Colocação da Etapa

1º I. Zakarion (RUS) 4h36min33seg

2º J. Pantano (COL) + 55seg

3º R. Madja (POL) + 1min26seg

4º K. Durasek (CRO) + 1m32seg

Colocação geral

1º Chris Froome (GBR) 77h25min10seg

2º Bauke Mollema (HOL) +2min27seg

3º Adam Yates (GBR) + 2min53seg

4º Nairo Quintana (COL) + 3min27seg