Topo

Palmeiras prepara homenagens à conquista da Copa Rio de 1951

22/07/2016 12h22

O Palmeiras comemora nesta sexta-feira o 65º aniversário do título da Copa Rio de 1951 - a Fifa já reconheceu a competição como a primeira edição do Mundial de Clubes algumas vezes, como em uma entrevista de Joseph Blatter, então presidente da entidade, em 2014. O clube vai aproveitar a partida contra o Atlético-MG, às 11h de domingo, no Allianz Parque, para fazer homenagens àquela conquista.

O uniforme dos jogadores terá uma pequena bandeira do Brasil logo acima do escudo do Palmeiras, como ocorreu em 1951. Os palmeirenses que forem ao estádio também poderão acompanhar a exposição da taça do torneio no gramado e verão uma flâmula especial sendo carregada pelo "Porcão Voador", dirigível do Verdão. Além disso, milhares de faixas serão distribuídas para os torcedores que entrarem com antecedência na arena.

Nos dias seguintes ao jogo, haverá a divulgação de um documentário especial produzido pela TV Palmeiras, a instalação de uma réplica gigante do troféu no clube social e a produção de camisetas especiais da conquista, que serão comercializadas nas lojas Academia Store, além de um espaço dedicado àquela conquista na festa oficial de aniversário do Verdão.

A final da Copa Rio de 1951 foi disputada em dois confrontos entre Palmeiras e Juventus. Os brasileiros venceram o primeiro por 1 a 0 e empataram o segundo por 2 a 2. Os dois duelos foram no Maracanã.

O torneio ocorreu entre os dias 30 de junho e 22 de julho e paralisou a disputa dos campeonatos regionais daquele ano. Os jogos ocorreram no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro. Na primeira fase, Estrela Vermelha, Juventus, Nice e Palmeiras jogaram na capital paulista, enquanto Áustria Viena, Nacional, Sporting e Vasco atuaram no Rio. As equipes se enfrentaram em turno único dentro de seus respectivos grupos. Os dois melhores colocados de cada chave avançaram às semifinais, e, em seguida, às finais, disputadas em dois jogos cada. Na semi, o Palmeiras eliminou o Vasco.