Topo

Hóquei admite que 'vive um sonho' e tem meta de passar da primeira fase

25/07/2016 07h30

Espécie de "primo pobre" entre as modalidades que integram a delegação do Brasil para a Olimpíada Rio-2016, o hóquei sobre grama vive uma espécie de conto de fadas. Pela primeira vez a modalidade estará representando o país em Jogos Olímpicos, feito que ocorreu não pelo fato de ser o país-sede, mas assegurado dentro de campo, após o quarto lugar obtido nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

Mesmo consciente de que estão vários degraus abaixo em relação às principais potências da modalidade, como Austrália, Grã-Bretanha, Holanda e Alemanha, os brasileiros entraram neste domingo na Vila dos Atletas dispostos a não fazer somente figuração na Rio-2016.

- É uma alegria muito grande estar aqui. Conquistamos um sonho. Agora, é concretizar esse ciclo. Os meninos se dedicaram demais para estar aqui. Esse é o ponto mais alto - diz o técnico da equipe, Claudio Rocha.

A tarefa não será das mais fáceis para o Brasil passar da fase de classificação. A Seleção integra o grupo A, ao lado de Austrália (primeira do ranking mundial), Grã-Bretanha, Bélgica, Nova Zelândia e Espanha. Consciente de que será quase impossível bater os australianos, Rocha joga suas esperanças em uma vitória contra a Espanha, justamente seu adversário de estreia.

- A Espanha é um rival cujo jogo pode se encaixar melhor com o nosso estilo. De repente, uma vitória na estreia seria fundamental para nos dar a confiança necessária ao longo da competição - explicou o treinador.

Como avançam os quatro primeiros de cada um dos dois grupos para as oitavas de final, uma hipotética vitória contra a Espanha deixaria o Brasil dependendo de um novo triunfo contra a Nova Zelândia para poder sonhar com uma classificação histórica.

- Será muito difícil, mas estamos evoluindo. Precisamos somar pontos contra a Espanha e Nova Zelândia e assim ficarmos em uma classificação melhor do que muita gente esperava - afirmou André Patrocínio, capitão da Seleção, que atua como volante.