Modernos e inusitados, treinos da Seleção são explicados por WhatsApp

Cones, fitas, marcações no gramado... A primeira semana de treinamentos da Seleção visando a Olimpíada contou com uma surpresa a cada dia. Mas só para torcedores e jornalistas, afinal os atletas já sabiam o que iriam encontrar no campo da Granja Comary, o objetivo de cada atividade e o que precisariam fazer nos trabalhos. E tudo isso facilitado pela tecnologia.

Para aproveitar ao máximo o tempo de preparação para a Rio-2016, a comissão técnica da Seleção envia diariamente aos atletas uma prévia do que será treinado no dia seguinte. Os arquivos, elaborados pelo técnico Rogério Micale com seus auxiliares, são transmitidos pelo WhatsApp, aplicativo de troca de arquivos e mensagens em smartphones, o que agiliza o acesso e a leitura dos jogadores.

Apesar de recorrer à tecnologia, Micale também utiliza práticas tradicionais e aposta muito no diálogo com os atletas. Antes de todos os trabalhos ele passa orientações no gramado com ajuda de uma lousa e conversa muito com os seus comandados.

- O Micale passa um dia antes o treino. Isso facilita, pois podemos visualizar o que vai ser feito, então na hora da prática fica mais fácil. Muitos jogadores se prepararam juntos (para a Olimpíada), para outros é a primeira vez. Essa conversa tem acelerado o processo de montagem da equipe. Estamos fazendo um bom trabalho - comentou o meia Felipe Anderson.

As atividades na Granja Comary estão sendo muito intensas e têm enfatizado a marcação no campo de ataque, a busca pela retomada da bola rapidamente após perdê-la e os toques rápidos. Micale quer que sua equipe jogue de forma agrupada, com a linha defensiva avançada e dá liberdade aos homens de ataque para se driblarem e alternarem de posição.

Alguns trabalhos são inusitados e chamam a atenção de quem vê. Na manhã de sábado, por exemplo, a comissão técnica desenhou a bandeira do Brasil no campo utilizando fitas, a fim de orientar o posicionamento dos atletas. Muitos dos métodos e conceitos de Micale são os mesmos de treinadores europeus e considerados como modernos.

Os resultados poderão ser vistos a partir do próximo sábado, dia 30, quando a Seleção fará amistoso contra o Japão, em Goiânia. A estreia na Olimpíada será em 4 de agosto, contra a África do Sul, em Brasília.

- Esta foi uma semana muito produtiva, vimos que a equipe está crescendo, com bastante treinos intensos. O time está ganhando corpo, estamos nessa preparação há mais de um ano e sabemos como o treinador gosta de jogar. Ele é bastante ofensivo, gosta marcação alta, pressão, com qualidade na saída de bola... É como ele gosta e como estamos fazendo. Esperamos crescer cada vez mais - comentou o zagueiro Rodrigo Caio.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos