Topo

Neymar é escolhido como capitão da Seleção; veja escalação em amistoso

29/07/2016 12h15

Neymar será o capitão da Seleção Brasileira na Olimpíada do Rio de Janeiro. Dono da braçadeira quando a equipe era comandada por Dunga, o camisa 10 foi mantido no posto pelo técnico Rogério Micale, que confirmou a decisão em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

A escolha se baseou no comportamento de Neymar, que apesar de jovem é um dos líderes do elenco e surpreendeu a comissão técnica pelo seu bom comportamento nesta preparação para a Rio-2016. Aos 24 anos, o atacante é o terceiro mais velho do grupo canarinho, atrás de Renato Augusto (28) e Fernando Prass (38).

- Ele realmente demonstrou ser aquilo que a gente via e superou minhas expectativas em relação a qualidade, ao jogador que muda de direção o tempo todo com facilidade, o "um contra um" dele é fora de série, e no ambiente interno de grupo é muito querido, do bem, um rapaz com coração enorme em relação aos companheiros, principalmente os mais jovens - afirmou o treinador, que destacou a relação de Neymar com os sparrings da Seleção, aqueles atletas que completaram os treinamentos na Granja Comary.

- Ele abraçou os meninos que vieram nos ajudar na preparação, e demonstrou ser um grande homem além de um grande atleta, um cara responsável, que o grupo admira. Se isso foi determinante, o convívio, ele só veio confirmar (que seria o capitão). Mas havia uma situação interna determinada, nosso grupo já sabia aquilo que seria feito. Só estou externando algo que internamente conversamos. Volto a dizer: isso é algo muito menor em relação ao objetivo desse grupo. Gostaria muito que todos me ajudassem a que nosso foco fosse exatamente ganhar jogo a jogo, que pudéssemos focar na equipe, de forma coletiva, em que todos querem se ajudar - completou Micale.

Apesar de só um usar a faixa, Rogério Micale espera contar com vários capitães. Ele exaltou o espírito de liderança de Fernando Prass, Marquinhos, Rodrigo Caio, Renato Augusto e até mesmo de Gabriel Jesus.

Na entrevista, também foi confirmada a escalação da Seleção para o amistoso contra o Japão, neste sábado, no Serra Dourada. A única dúvida é o goleiro Fernando Prass, que deve ser poupado. Assim, o Brasil irá a campo às 16h30 com: Uilson, Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos; Thiago Maia, Rafinha e Felipe Anderson; Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar.

A estreia na Olimpíada acontece dia 4 de agosto, contra a África do Sul, em Brasília.