Topo

Alecsandro é condenado a dois anos de suspensão; Palmeiras vai recorrer

01/08/2016 20h42

Alecsandro foi condenado a dois anos de suspensão após ser pego no exame antidoping por conta do uso de anabolizantes. O atacante foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) no fim da tarde desta segunda-feira. O Palmeiras já anunciou que irá entrar com um recurso da decisão.

A substância foi encontrada no exame do jogador após o clássico contra o Corinthians, no dia 3 de abril, pelo Campeonato Paulista. Alec já cumpriu um mês de punição preventiva - os 30 dias serão deduzidos destes dois anos, pena decidida por três dos cinco votos no TJD-SP. Os outros dois pediram ao atacante a pena máxima, de quatro anos.

A defesa alegou que o atleta realizou um implante capilar em dezembro e por isso teve de usar loções e medicamentos no tratamento que continham uma substância legalizada, mas que foi metabolizada pelo seu fígado e a "transformou" no anabolizante, pois ambos têm moléculas semelhantes. Foram necessários três médicos, um deles especialista em bioquímica, para sustentar o argumento de que o jogador não ingeriu o anabolizante.

A favor de Alecsandro contou o retrospecto "limpo" em 15 anos de carreira e o fato de que não teria como prever a alteração química da substância. Contra, o fato de ter sido beneficiado na competição, já que a substância queima gordura e aumenta o desempenho do atleta. Também pesou sobre o atleta uma contradição: ele disse que parou de tomar a medicação quando recebeu a notificação do doping, em junho. Em maio, no entanto, o atleta realizou novo exame - que não constatou a presença da substância.

Desse modo, a votação do TJD-SP deu o gancho ao jogador de 35 anos e que tem contrato até o fim do ano. Alecsandro ficou abatido ao ouvir a sentença, que agora será publicada pelo tribunal em até 48 horas. Depois disso, o clube tem três dias para recorrer.