Topo

Zagueiro Dedé será submetido a cirurgia e só volta a jogar em 2017

01/08/2016 18h43

A expectativa era grande após o anúncio de que o zagueiro Dedé concederia coletiva na tarde desta segunda-feira na Toca da Raposa II. Coletiva que confirmou algo que o jogador não gostaria que fosse verdade: ele será submetido a nova cirurgia no joelho direito, desta vez com um especialista nos Estados Unidos, e só voltará a atuar no ano que vem.

Dedé sofreu lesão no citado joelho no fim de 2014. A recuperação fez com que ele só voltasse a atuar neste ano, quando estreou na temporada no dia 31 de janeiro, contra a URT, Campeonato Mineiro. Uma fratura por stress no mesmo joelho obrigou o defensor a realizar tratamento em maço, após apenas cinco jogos. Eis que, quando a recuperação parecia completa, as dores voltaram a incomodar Dedé. A fratura por stress na patela do joelho direito retornou. Para findar tal problema, a solução foi buscar uma cirurgia. Quem se pronunciou em um primeiro momento foi Sérgio Freire Júnior, médico do Cruzeiro.

- Conforme falado, foi constatado, por meio de exames, a cicatrização, a consolidação da fratura. Assim, o atleta foi encaminhado para a transição. Nesse processo, Dedé voltou a apresentar dor progressiva, nós partimos para novas avaliações e foi constatada a volta dessa fratura. É uma fratura que ocorre pelo estresse. O atleta passa a ter procedimento cirúrgico para que se evite futuras complicações em cima disso - destacou o jogador de 28 anos.

Dedé será operado nos Estados Unidos e por Robert Laprade, especialista no tratamento deste tipo de lesão. Lewis Hamilton, David Beckham e Kobe Bryant já foram pacientes de Laprade. Apenas a cirurgia, ainda sem data exata, será realizada nos EUA. Dedé será acompanhado por médicos da Raposa, com a recuperação sendo feita na Toca da Raposa.

No momento de falar novamente sobre um problema de ordem clínica, Dedé se emocionou ao falar sobre as últimas semanas, quando as dores foram um indicativo de que uma nova cirurgia estava por vir.

- Momento difícil. Vir na coletiva para falar de lesão é complicado. É um segundo ano perdido para mim. Na questão da lesão, eu estava num período de tratamento em que tentamos de tudo, fizemos muitos exercícios, tentamos progredir, mas eu senti muita dor. Tentei até fazer em cima da dor, mas não conseguimos. Eu estava sentindo muito, em casa, muitas dores. Pedi a Deus para que ele me mostrasse o que estava acontecendo. A minha cabeça estava pesada quando não sabia, e agora estou um pouco tranquilo. Sei que esse departamento e a fisioterapia querem o meu bem. Sei que vou superar mais uma batalha - disse.

Dedé, que foi submetido a duas cirurgias no joelho direito no ano passado, espera que possa voltar a ajudar seus companheiros em campo, o que aconteceu apenas cinco vezes desde o fim de 2014.

- Estava ruim, estava difícil, tentando voltar e não conseguindo. Agora, conseguimos uma solução, e pedir a Deus para dê tudo certo nessa nova cirurgia, intervenção que tivemos acontecem e a gente está aqui, atleta, as coisas acontecem passou. É difícil responder, estou falando embolado porque é difícil. Estou confiante no pensamento dessa rapaziada e pensando. Queria muito estar nesse momento, queria estar sofrendo dentro do campo, com meus companheiros. Dando tudo certo nessa cirurgia, meus objetivos e sonhos não vão mudar - destacou.

Dedé encerrou a coletiva garantindo que "não abandonará o barco" e que tem o desejo de retornar à Seleção Brasileira como atleta do clube:

- Enquanto jogar no Cruzeiro vou buscar todos os títulos possíveis, como em 2013 e 2014. E a consequência de chegar a títulos pelo Cruzeiro é chegar à Seleção. Espero conseguir colocar o Cruzeiro em níveis maiores, no topo sempre. Esses são meus sonhos. Falta menos de um ano para o fim do meu contrato. Nesses quatro anos em que estive em dois anos pude fazer meu máximo para conquistar os títulos. Não vou abandonar o barco e espero conquistar mais

Então destaque do Vasco, Dedé está no Cruzeiro desde abril de 2013, tendo sido titular absoluto na conquista do bicampeonato brasileiro em 2013 e 2014. A tendência é que ele renove seu vínculo com o clube, já que o atual se encerrará em abril do ano que vem.