Topo

Palmeiras se blinda para encurtar má fase após aproveitamento despencar

Cesar Greco/Ag Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

02/08/2016 07h40

Há nove dias, o Palmeiras tinha a chance de abrir cinco pontos de vantagem na ponta do Brasileiro. Hoje, com duas derrotas em sequência, o time foi tirado da liderança e ainda tenta encontrar motivos para a queda de rendimento. Agora, a meta de Cuca é diminuir os efeitos da "nuvenzinha negra" que o comandante diz pairar na Academia de Futebol.

Técnicos e jogadores sempre dizem que em uma competição de longa duração como o Brasileiro os times vão oscilar - o importante é fazer este momento o mais curto possível. Mas para complicar, os rivais cresceram na pior fase do Verdão, dono do pior aproveitamento entre os times do G4 nas últimas cinco rodadas: só 46% (duas vitórias, um empate e duas derrotas), contra 86% do Santos, 73% do Corinthians e 66% do Grêmio.

Além da queda de rendimento, o time nas últimas duas semanas perdeu Fernando Prass provavelmente até o fim da temporada, viveu capítulos decisivos na novela Gabriel Jesus e Manchester City e recusou ofertas do exterior por Vitor Hugo, Dudu e Róger Guedes.

Diante de tudo isto, Cuca tomou a frente na segunda-feira e tentou blindar seu grupo. Em vez de Moisés ser o entrevistado, foi o técnico quem deu explicações aos jornalistas para mostrar que não está "de braços cruzados".

- Não pode ficar esperando as coisas acontecerem. Já falei para eles, perdeu o embalo e os que estão embalados vão te passar. Esta é a nossa grande batalha e é o meu trabalho. Não tem desânimo nenhum, ruim perder, mas você aprende na derrota muita coisa que não aprende na vitória - analisou o treinador.

- Qual time não ia sentir a perda do Fernando Prass, Tchê Tchê, Mina, Moisés? São jogadores importantíssimos, mas temos outros jogadores que estão aqui e fazemos deles o nosso time. Vamos buscar a melhor estratégia. Como o fim de semana foi ruim, pelo nosso placar e dos outros, pode ser bom o meio de semana - acrescentou Cuca.

Apesar da má fase, o Verdão ainda é o terceiro colocado do Brasileiro a um ponto do atual líder, Corinthians, e até o fim do turno enfrenta a Chapecoense, na quinta, e o Vitória, em casa, domingo. Hora de o sol voltar a brilhar na Academia?