Djokovic ganha homenagem em museu do Rio de Janeiro

Número 1 do ranking dos tenistas profissionais, Novak Djokovic poderá ser "visto" em mais um lugar além do Centro Olímpico de Tênis, que fica no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

E será até fácil observar esse "novo" Djokovic, já que ele terá seis metros e quase 600 kg. Uma escultura em homenagem ao tenista, de ferro e fibra de vidro, feita pelo americano Brendan Murphy, será exibida na Vila Skol, no Museu de Arte Moderna, que fica na Zona Sul do Rio de Janeiro. O local é aberto ao público de terça a domingo.

O museu, inclusive, pode receber uma visita de Djoko. Após os Jogos, a escultura será enviada para a Sérvia e posteriormente exposta em uma das escolas construídas pelo jogador, um dos principais nomes do esporte sérvio, no país.

- Acho que Novak tem o espírito, estilo e a genialidade de um atleta olímpico. É claro que ele é um dos maiores esportistas da história e seus valores se aproximam dos valores olímpicos - disse o artista, que esculpiu o objeto em sua casa na Califórnia, antes de montá-la, agora no Rio de Janeiro.

Apesar do sucesso no circuito profissional, com títulos dos principais torneios e da Copa Davis pela Sérvia, Novak ainda não conquistou o ouro olímpico. Foi bronze em Pequim-2008, ano de seu primeiro título profissional, e ficou em quarto lugar há quatro anos, em Londres.

Segundo a biografia do tenista, escrita pelo jornalista sérvio Blaza Popovic e publicada no Brasil, desde que começou a jogar tênis, ainda em 1993 quando tinha apenas seis anos, e foi descoberto pela técnica - e lenda sérvia - Jelena Gencic, ex-tenista e técnica, em Kopaonik, uma montanha nos arredores do Belgrado, naquele tempo ainda Iugoslávia, a Olimpíada sempre esteve nos planos do pequeno Nole, apelido até hoje utilizado por Djoko e que foi criado por Gencic, quando a treinadora ensinava tênis ao seu pupilo.

- Brasil, aqui vamos nós - brincou o sérvio, que gravou vídeo com o brasileiro Marcelo Melo, logo após o título do Masters de Toronto, no último domingo. Djoko ganhou o título de simples e Melo, o de duplas.

Novak chegou nesta segunda-feira ao Brasil e ficará na Vila dos Atletas.

As chaves do torneio de tênis serão sorteadas na próxima quinta. Os torneios são divididos em simples (masculina e feminina) e duplas (masculina, feminina e mistas).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos