Topo

Ministro suspende julgamento de recurso do Fla sobre Brasileiro de 87

Jogadores do Fla celebram título em 87. Polêmica permanece quase 30 anos depois - Arquivo
Jogadores do Fla celebram título em 87. Polêmica permanece quase 30 anos depois Imagem: Arquivo

Do Lancepress!

02/08/2016 19h10

Previsto para ser avaliado nesta terça-feira (2), no Supremo Tribunal Federal (STF), o recurso do Flamengo sobre o título do Campeonato Brasileiro de 1987 foi suspenso. O ministro Luís Roberto Barroso fez pedido de vista do processo e pretende estudar mais a matéria.

A Justiça Federal de Pernambuco proclamou o Sport como o único campeão Brasileiro de 1987, o que é contestado pelo Flamengo. O clube carioca recorre nos tribunais há algum tempo para também ser reconhecido como vencedor daquele ano.

Relator do caso, o ministro Marco Aurélio manteve o entendimento de que não cabe recurso contra a decisão da Justiça. Ele explicou que a decisão, transitada em julgado em 1999, não poderia ser modificada a partir de uma resolução da Confederação Brasileira de Futebol, editada em 2011, determinando que os dois clubes deveriam ser considerados campeões do torneio.

“A coisa julgada possui envergadura maior, não assumindo a posição de instituto a envolver simples interpretação de normas ordinárias. Trata-se de garantia inerente a cláusula do Estado Democrático de Direito, a revelá-la ato perfeito por excelência, porquanto decorre de pronunciamento do Judiciário”, concluiu o relator.

COMO TUDO COMEÇOU

A polêmica no Campeonato Brasileiro de 1987 surgiu quando a CBF, na época, abdicou da organização do torneio, alegando falta de recursos. Foi quando surgiu o Clube dos 13, que manteve a competição em vigência, convidando ainda Goiás, Coritiba e Santa Cruz. O torneio - Módulo Verde - foi vencido pelo Flamengo em decisão contra o Internacional.

Depois de abdicar da organização do Brasileiro, a CBF voltou atrás e criou o que ficou conhecido como o módulo amarelo, que teve 16 outros clubes e o Sport como seu campeão em final contra o Guarani. A entidade máxima do futebol brasileiro designou que teria de haver um cruzamento entre os dois, além de Flamengo e Internacional, para que fosse definido o real campeão.

Discordantes, Flamengo e Inter se negaram a jogar o quadrangular decisivo, o que fez a CBF anunciar Sport como o campeão e o Guarani vice. Em 1988, estes dois clubes inclusive representaram o Brasil na Copa Libertadores.