Topo

Dinamarca segura 0 a 0 com Iraque na estreia do futebol masculino

04/08/2016 15h07

O Iraque bem que tentou. Mandou às favas a pressuposição de uma supremacia europeia. Pressionou a Dinamarca durante quase todo o confronto. Mas não conseguiu balançar as redes do Mané Garrincha, em Brasília, nesta quinta (4). Assim, o primeiro jogo do futebol masculino nas Olimpíadas ficou mesmo no 0 a 0.

A impressão inicial era de que a Dinamarca dominaria o jogo. Logo aos dois minutos, Desler cruzou e Vibe bateu cruzado, mas acertou a trave. Com o susto, porém, os nórdicos parecem ter cutucado não a onça, mas os Leões da Mesopotâmia com vara curta. O Iraque acordou, cresceu no jogo, acuou os dinamarqueses. Ahmed chegou a driblar o goleiro, mas se atrapalhou. Adnan mandou dois foguetes em cobranças de falta, mas não passou pelo goleiro Hojbjerg. No último lance da primeira etapa, Ahmad atacou a bola dentro da pequena área adversária, mas foi travado pelo zagueiro.

O segundo tempo começou diferente, com a Dinamarca sofrendo menos. E com o passar dos minutos, o cansaço foi batendo e os espaços começaram a aparecer. Os jogadores, entretanto, pareciam não ter pernas para aproveitá-los. Foram necessárias as substituições para colocar, novamente, o Iraque no campo de ataque e os europeus com as costas na parede. E por muito pouco os substitutos não conseguiram fazer, no finzinho do jogo, o gol que os titulares não lograram. Kamil, que entrara no lugar de Faisal, pegou sobra da zaga e bateu forte cruzado para a grande defesa de Hojbjerg. Na sequência, o Iraque cruzou mais uma na área e Abdulraheem, substituto de Ahmad, cabeceou livre, mas à esquerda.

O placar de 0 a 0 deixa o caminho aberto para o Brasil, no Grupo A. Uma vitória brasileira coloca a Seleção isolada na liderança da chave. Mas que Rogério Micale abra o olho. O adversário do Brasil na segunda rodada é, justamente, o Iraque, que deixou boa impressão no jogo inaugural do futebol masculino nas Olimpíadas. Já a Dinamarca enfrenta a África do Sul em sua segunda partida no torneio olímpico. Esses jogos acontecem no dia 7 de agosto, novamente no Estádio Mané Garrincha.