Topo

Comitê: desculpa pelas intermináveis filas e garantia de solução rápida

06/08/2016 13h44

O diretor diretor-executivo de comunicação Rio 2016, Mario Andrada e Silva, disse que o caos para o público entrar no Parque Olímpico para ver os primeiros eventos dos Jogos do Rio - demora de transportes públicos, tumulto e filas intermináveis nas entradas nos palcos dos eventos e uma desorganização que chegou a gerar desistência de alguns torcedores que voltaram para casa - serão melhorados com urgência e que isso poderá ser observados a partir dos eventos desta tarde:

- Pedimos desculpas para todos que perderam tempo. A prioridade total é acabar com filas irracionais nas entradas ainda neste sábado, com todas as medidas possíveis: melhoria de coordenação, aumento de efetivo, mais unidades de verificação, mais máquinas e tudo o que for preciso fazer.

Andrada analisa como problema maior a coordenação de profissionais de diferentes áreas que trabalham em checagem e segurança.

-Esses profissionais respondem para supervisões diferentes, isso gera demora para solucionar falhas. Primeiro dia de jogos é sempre uma tensão, os problemas ficam mais expostos. Fizemos testes, previmos, ensaiamos. Mas treino é treino e jogo é jogo. O que temos é de corrigir tudo o mais rapidamente possível.

O diretor da Rio 2016 minimizou o fato de que alguns torcedores terem entrado com mochilas e sacolas vistoriadas manualmente por causa de problemas em várias máquinas de Raio X. Para Andrada, os seguranças escalados para a checagem são experientes.

- Tratava-se de uma escolha de Sofia para resolver um problema urgente e tentar não comprometer ainda mais a situação de demora na entrada das Arenas. O importante era colocar a pessoa com ingressos para dentro e poder ver a competição que ela queria. Na checagem física, se por acaso algum objeto não permitido passou, certamente não configurou ameaça para a segurança, pois quem liberou o torcedor sabia o que fazia- finalizou.