Topo

Sarah Menezes perde na repescagem e fica sem medalha na Rio-2016

06/08/2016 15h51

Não deu para a brasileira Sarah Menezes. Campeã olímpica em Londres-2012, a judoca não conseguiu repetir o bom resultado dos Jogos Olímpicos anterior e terminou a Rio-2016 sem um lugar no pódio. Após perder para a cubana Dayaris Mestre Alvarez nas quartas de final, ela voltou a ser derrotada na repescagem, dessa vez para a mongol Urantsetseg Munkhbat.

O esforço da brasileira foi reconhecido pelo público. Afinal, logo no primeiro dia de disputa do judô na Rio-2016, ela era apontada como a principal candidata a obter uma láurea. Não poderia ser diferente. Não apenas pelo primeiro lugar na capital inglesa quatro anos atrás, mas pelos resultados anteriores obtidos nessa temporada.

Em um esporte que já deu muitas medalhas do Brasil em Jogos Olímpicos, o público se empolgou. Não lotou a Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, mas vibrou a cada tentativa de ataque de Sarah, e também vaiou cada decisão da arbitragem.

Como tem acontecido nas competições da modalidade dentro do país, também não faltaram os gritos de incentivo mesmo quando o silêncio era grande. Se a técnica Rosicleia Campos é proibida de dar instruções enquanto o combate acontece, os demais treinadores na arquibancada deram o tom. Não faltaram pitacos para a brasileira.

Mas nenhum deles funcionou. A luta equilibrada com a mongol quase foi definida nos segundos finais, quando Sarah recebeu uma chave de braço. Aguentou alguns segundos para levar a decisão para o Golden Score. O problema é que dessa vez, não se livrou desse mesmo golpe. A Arena calou. E ao ver a judoca do Brasil deitada no chão com dor no braço direito e também muita tristeza pela derrota, passou a gritar seu nome.

Dessa vez, não deu para Sarah, que precisou se contentar com a sétima posição. Mas o que ela já conquistou nunca será apagado. E o público reconheceu isso.