Topo

Ídolos confiam, mas alertam: 'Meta do Vasco tem de ser não cair de novo'

Ex-meia Ramon foi campeão da Libertadores de 1998 com o Vasco - André Arruda/ Agência O Globo
Ex-meia Ramon foi campeão da Libertadores de 1998 com o Vasco Imagem: André Arruda/ Agência O Globo

07/08/2016 10h45

A atuação do Vasco no primeiro turno rendeu boas perspectivas para os jogadores que marcaram época na história do clube. O ex-meia Ramón, campeão da Libertadores em 98, disse ver uma Série B árdua, mas minimizou as oscilações exibidas pelo Cruz-Maltino:

"O Vasco teve uma série invicta impressionante e, mesmo depois de ter uma oscilação em dois ou três jogos, mostrou ter força no conjunto. A manutenção da base, com jogadores experientes, pesará muito para uma crescente no segundo turno".

Aos olhos do ex-volante Luisinho, o Vasco tem condições de garantir uma boa campanha, mas não deve restringir seu planejamento a 2016.

"O Vasco acabou o primeiro turno com uma diferença razoável. Para essa sequência, é importante primeiramente o acesso. O restante é lucro. Mas, acima de tudo, o clube precisa de uma preocupação maior em não voltar a disputar uma segunda divisão", comentou.

Meta desafiadora

O desafio do Vasco em fazer uma campanha digna de redenção e recorde histórico na "Era dos Pontos Corridos" da Série B vai requerer uma volta tão irretocável quanto o feito corintiano. Com campanha levemente superior à que o Corinthians de 2008 obteve no Primeiro Turno - 39 pontos, mas uma vitória a mais - a caminhada a partir do duelo com o Sampaio Corrêa, no dia 20 de agosto, precisará de uma campanha excepcional.

Atualmente, o Vasco tem 12 vitórias, três empates e quatro derrotas (contra 11 vitórias, seis empates e duas derrotas do Timão de 2008). Pela frente, a busca é superar uma caminhada que rendeu 14 triunfos, quatro igualdades e perdeu apenas uma vez - na última partida, contra o América-RN, quando já era campeão e usou uma equipe repleta de reservas.