Topo

Armazém no Boulevard Olímpico vira espaço esportivo e tecnológico

08/08/2016 16h34

Sete mil metros quadrados equipados para convidar o público a praticar esporte na cidade do Rio de Janeiro. Montado em um armazém na revitalizada região portuária da cidade, o Espaço RJ - uma iniciativa do Governo do Estado viabilizada pelo Sistema Fecomércio - é um verdadeiro complexo esportivo e tecnológico, com simuladores que colocam o público praticando remo, natação, ciclismo e escalada, por exemplo, em meio a belíssimas paisagens cariocas.

- Eu gostei. Você vai no seu ritmo, sem pressa. E com o telão e os tanques d'água, você se sente remando de verdade. É bom porque é uma coisa que, normalmente, você não vai fazer - conta Elizabeth Alves, de 66 anos, logo após sair do simulador de remo. Com o auxílio do telão de led, o equipamento coloca o visitante no meio da Lagoa Rodrigo de Freitas, sede das competições do esporte nas Olimpíadas.

E assim é também com os demais simuladores. O de ciclismo, por exemplo, põe o público para suar pedalando e curtindo a Prainha, ou a Vista Chinesa, por onde passaram os atletas do ciclismo de estrada, no último fim de semana (6 e 7). No de vôlei, o visitante é convidado por Giovane Gávio a tentar um saque "jornada nas estrelas" e medir a força e a altura que ele alcança no Maracanãzinho. Além destes, é possível escalar a face mais difícil da Pedra da Gávea, sem perceber que está em uma das paredes do armazém. Há ainda simuladores de judô e corrida, e o divertidíssimo totó humano. Tudo para gerar nos convidados o interesse pelo esporte.

- Na minha terra, em Campos, tinha competições de remo. O meu cunhado competia, mas eu nunca me interessei assim. Tudo passa pela oportunidade, né? Agora é só arrumar um caiaque - diz José Carlos, de 70 anos, outro recém apaixonado pelo remo.

Até o último domingo (7), o Espaço RJ já havia recebido 30 mil visitantes. A expectativa é de que até o dia 21 de agosto, último de funcionamento, o armazém seja frequentado por 150 mil convidados. A entrada é gratuita.