Campanha fora de casa e confrontos diretos ligam sinal de alerta no Bota

Desde que inaugurou a Arena da Ilha, o Botafogo achou sua nova casa. Foram duas vitórias e um empate heroico no clássico contra o Flamengo, com o mando de campo sendo uma das apostas para uma arrancada no segundo turno. Contudo, com confrontos diretos e 10 jogos por disputar fora de casa, o Alvinegro tem como maior urgência buscar melhorar seu aproveitamento longe do Rio de Janeiro.

Em nove jogos como visitante no Brasileirão, o Botafogo venceu somente um (Internacional, no Beira-Rio). Foram seis derrotas e cinco pontos conquistados em 27 disputados até então, com um aproveitamento de 18,5%. E, na briga da parte de baixo da tabela, a necessidade de melhorar fora de seus domínios se torna cada vez mais necessária.

No segundo turno, o Alvinegro terá confrontos diretos contra Santa Cruz, Figueirense, América-MG, Vitória e Cruzeiro como visitante. Ou seja, metade dos jogos que vai disputar fora do Rio de Janeiro na reta final da competição serão contra concorrentes diretos na tabela.

Na sequência de dois jogos que teria fora de casa depois do triunfo contra o Palmeiras, um terminou com derrota em Campinas, para a Ponte Preta. Agora, o pensamento na semana livre está todo no São Paulo, no próximo domingo, no Morumbi.

"É diferente. Temos um tempo de preparação pra duas coisas essenciais. Descansar e depois treinar. A partida contra o São Paulo é muito difícil, um time que está na primeira parte da tabela, então evitar o desgaste e se preparar bem é essencial", já projetou Ricardo Gomes na coletiva pós-jogo na quinta-feira.

Nas nove vezes que saiu para jogar como visitante neste Campeonato Brasileiro, o Glorioso marcou nove tentos. Se o ataque tem média de um gol por partida, a defesa expõe as dificuldades encontradas pelo Botafogo fora de casa: são 19 gols sofridos, com média maior do que a de dois gols sofridos por jogo. Corrigir as seguidas falhas defensivas pode ser o primeiro passo para uma necessária evolução alvinegra em jogos disputados fora do Rio de Janeiro.

Arena somente em setembro

Outro motivo da necessidade de mudança de postura em jogos fora de casa nos próximos dias é a ausência da Arena Botafogo no período olímpico. No Brasileiro, os próximos três jogos serão disputados fora do Rio de Janeiro. A volta ao estádio, pela competição, será somente na quarta rodada do returno, no clássico contra o Fluminense.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos