Topo

Barcelona vence a Sampdoria e conquista pela 39ª vez o Joan Gamper

10/08/2016 17h24

O Barcelona conquistou pela 39ª vez o troféu Joan Gamper, torneio amistoso realizado na Catalunha desde 1966. Nesta quarta-feira, a equipe venceu a Sampdoria por 3 a 2, com gols de Messi (2) e Suárez, com Muriel e Budimir descontando.

A competição, de caráter amistosa, é realizada sempre antes do início dos campeonatos nacionais e organizada pelo Barcelona. Seu nome é em homenagem ao fundador e primeiro presidente do Barcelona, o suíço Hans-Max Gamper Haessig, que ficou conhecido na Catalunha como Joan Gamper. De 1966 a 1996, o torneio era disputado por quatro equipes, mas a partir de 1997, por conta do calendário apertado, passou a ter apenas duas.

O adversário do Barcelona foi mais uma vez uma equipe italiana. No ano passado, os catalães bateram a Roma por 3 a 0. Apesar de ser amistoso, o time do técnico Luis Enrique sempre entra com o intuito de dar um espetáculo para a torcida no Camp Nou.

Nesta quarta-feira, não foi diferente. Não foi um show, mas o Barcelona jogou bem no primeiro tempo, enquanto os seus principais jogadores estavam com fôlego em dia. E a equipe saiu na frente com Suárez. Iniesta fez lançamento de trivela para área, Messi deu uma puxeta e o camisa 9 completou de cabeça. O camisa 10, que era observado por Edgardo Bauza, técnico da seleção da Argentina, ampliou o marcador.

Apesar de acuada em seu campo, a Sampdoria arriscou um ataque e marcou com Muriel. Mas Messi, novamente, fez o terceiro, de falta.

Na segunda etapa, as equipes começaram a fazer substituições. A Sampdoria lançou quatro novos jogadores, enquanto o Barcelona teve apenas Aleix Vidal no lugar de Sergi Roberto. Com 15 minutos, uma chuva de mudanças na equipe espanhola, com as saídas de Iniesta, Piqué e Rakitic.

Apesar de novos jogadores, o Barcelona seguia com volume de jogo e chegou a meter duas bolas na trave. Messi deixou o campo aos 30. Dois minutos depois, Budimir diminuiu para os italianos. No fim, Suárez cobrou falta da área e acertou novamente o poste da Sampdoria.