Topo

Seis classificadas, Itália fora e briga pela ponta: cenário do vôlei feminino

11/08/2016 06h00

A briga pelas medalhas olímpicas no torneio olímpico feminino de vôlei começa a se definir.

Após três rodadas, seis seleções já estão classificadas para as quartas de final: Brasil e Rússia no Grupo A; Estados Unidos, China, Sérvia e Holanda no B. Se nenhuma hecatombe acontecer nas próximas rodadas, Japão e Coreia ficarão com as duas vagas restantes, já que disputam com Argentina e Camarões, seleções poucos expressivas no cenário internacional.

No atual cenário, a grande surpresa é a eliminação precoce da Itália. Após três derrotas, a equipe comandada por Marco Bonita ficou sem chances de assumir o quarto lugar mesmo que vença Porto Rico e Estados Unidos por 3 a 0. Um duro golpe para uma seleção tradicional e acostumada a incomodar os favoritos.

Para os classificados, a meta agora é lutar pelo primeiro lugar. Além de garantir, em tese, um cruzamento mais fácil nas quartas de final, já que duelará com o quarto colocado do outro grupo, o líder foge de um perigoso sorteio. Os segundos e terceiros colocados saberão na "sorte" os rivais nas quartas. O vice-líder de uma chave pode, por exemplo, cruzar com o vice do outro grupo.

E a briga pela liderança das chaves promete fortes emoções. O duelo entre brasileiras e russas está marcado para domingo, 22h35. É provável que as duas seleções cheguem empatadas e quem vencer o clássico ficará em primeiro. Já no Grupo B, bem mais embolado, a Holanda é a única das classificadas que ainda enfrentará Porto Rico, praticamente com mais três pontos garantidos. No mais, vários jogos com tendência de muito equilíbrio: China x Sérvia, Sérvia x Holanda e principalmente China x Estados Unidos.

Veja o cenário nos dois grupos e os jogos restantes na primeira fase:

GRUPO A

1) Brasil - 9 pontos

2) Rússia - 9

3) Coreia - 6

4) Japão - 3

5) Camarões - 0

6) Argentina - 0

GRUPO B

1) Estados Unidos - 8 pontos

2) China - 7

3) Sérvia - 6

4) Holanda - 6

5) Itália - 0

6) Porto Rico - 0

PRÓXIMAS RODADAS

12/8 - sexta

China x Sérvia

Estados Unidos x Itália

Holanda x Porto Rico

Argentina x Camarões

Rússia x Japão

Brasil x Coreia

14/8 - domingo

Sérvia x Holanda

Itália x Porto Rico

Estados Unidos x China

Coreia x Camarões

Japão x Argentina

Brasil x Rússia