Topo

Maria Suelen cai na estreia, mas país tem melhor participação feminina

12/08/2016 11h40

Chegou ao fim a participação feminina do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Não da maneira esperada. A judoca Maria Suelen Altheman perdeu para a sul-coreana Minjeong Kim logo em sua estreia na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, em foi eliminada da competição na categoria pesado (mais de 78kg).

A expectativa foi grande pela luta da brasileira. Não apenas pela demora para entrar no tatame, já que ela fez uma das últimas apresentações das oitavas de final. Mas também pela esperança de um bom resultado. Não foi nada disso o que aconteceu.

Diante de uma adversária complicada, Maria Suelen não teve seu melhor desempenho. A impressão é que ficou travada durante o combate. Já a sul-coreana foi para cima e obteve a vitória com um yuko.

Após sete dias de competição, as judocas brasileiras terminam os Jogos Olímpicos do Rio do Janeiro com o melhor resultado da história. Foram duas medalhas para as atletas do país, com o ouro de Rafaela Silva, na categoria até 57kg, e o bronze de Mayra Aguiar, no peso até 78kg.

Em toda a história olímpica, a equipe feminina do Brasil tem um total de cinco láureas. Além das conquistas na Rio-2016, o time tem o bronze de Ketleyn Quadros, em Pequim-2008, o ouro de Sarah Menezes, em Londres-2012, e o bronze de Mayra Aguiar, também nos Jogos na capital inglesa.