Topo

Corinthians aproxima base e testa cinco jovens em treino com o principal

Cristóvão Borges tem observado atletas do sub-17 e sub-20 do Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Cristóvão Borges tem observado atletas do sub-17 e sub-20 do Corinthians Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

12/08/2016 07h30

Projeto antigo do departamento de futebol do Corinthians, a integração entre o elenco profissional e as categorias de base aos poucos começa a sair do papel, com treinamentos periódicos de promessas do clube entre os jogadores do time principal no CT Joaquim Grava. Nesta quinta-feira, por exemplo, cinco jogadores do sub-20 do Timão participaram dos trabalhos ao lado de Giovanni Augusto, Elias e companhia: o lateral-direito Samuel, o zagueiro João Victor, o volante Renan Carvalho, o meio-campista Dudu e o atacante Cesinha.

"A gente vai sempre explicando a função, a posição e o momento que cada um vive, as características que têm... Futebol é um só, não queremos ter essa diferença entre profissional e amador. O amador tem que ser cada vez mais profissional", disse Alessandro, gerente de futebol do Corinthians, em entrevista recente ao LANCE!.

Alessandro é um dos principais defensores dentro do CT Joaquim Grava dessa integração, e trabalhou para que o projeto saísse do papel desde que passou a ocupar o cargo de coordenador técnico de futebol. Promovido a gerente após a saída de Edu Gaspar para a CBF, o ex-lateral-direito campeão do mundo levou o projeto em frente junto com o técnico Cristóvão Borges e o restante da comissão técnica. O próximo passo é a inauguração do CT das categorias de base do Timão, que fica na propriedade do atual CT, mas ainda não está pronto para receber os jovens jogadores.

Diversas apostas das categorias de base do Corinthians têm recebido oportunidade de treinar no CT nas últimas semanas. Além dos cinco desta quinta-feira, outros jogadores já participaram deste processo de integração: Luan (goleiro), Nathan (lateral-direito), Franklin, Caio Uriel e Michel (zagueiros), Felipe e Fabrício Oya (meias) e Miullen e Vitor Moura (atacantes) são alguns exemplos.