O que esperar de Jair, o segundo Ventura na história do Botafogo

O momento é de emoção para a família Ventura. Quando a bola rolar, às 16h15 deste domingo, no Morumbi, estará exposta ao mundo a continuidade da história que o pai começou a escrever no Botafogo nos anos 1960. O Glorioso encara o São Paulo com o filho de Jairzinho efetivado como técnico do Alvinegro. Após oito anos em General Severiano, chegou a vez de Jair Ventura. E o site do LANCE! transmite o jogo em tempo real.

A efetivação foi neste sábado de manhã. Ele já sabia que estaria à frente da equipe na abertura do returno do Campeonato Brasileiro, mas como interino. Agora, começa a escrever a própria história. O objetivo declarado pelo presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira, e pelo vice-presidente de futebol, Cacá Azeredo, é dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Ricardo Gomes até a última sexta-feira.

Do outro lado, o ex-comandante não estará à beira do gramado, como esperado. Ele foi aceitou a oferta para dirigir justamente o São Paulo. Do substituto, o que esperar? Observador de detalhes táticos do Botafogo e dos adversários nas últimas comissões técnicas, Jair é elogiado internamente pela boa leitura de jogo. Fica a expectativa de como será o relacionamento do treinador de 37 anos com alguns atletas de idade similar.

Nos três jogos em que esteve à frente da equipe alvinegra no ano passado, após a demissão de René Simões, Jair Ventura obteve uma vitória e dois empates. Na ocasião, jovens valores tiveram mais oportunidades como titulares ou entrando no decorrer das partidas.

Jairzinho é um dos maiores ídolos da história do Glorioso e com o desempenho na Copa de 1970 (ganhou o apelido de "Furacão"), se tornou sinônimo de sucesso mundial.

O mesmo que busca o filho, agora treinador do Botafogo. É o ponto alto de uma escada que teve o primeiro degrau em 2008, como estagiário de preparação física. Efetivado como preparador, também viveu dias de técnico da equipe de juniores. Esteve fora do clube na temporada 2014, voltou. Foi auxiliar de seleções brasileiras nas categorias de base e se prepara para mais um capítulo: o segundo da família Ventura.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos