Topo

São Paulo pega o Bota para confirmar acerto na aposta em André Jardine

14/08/2016 06h30

Vencer o Botafogo, às 16h15 deste domingo no Morumbi, significará mais para o São Paulo do que manter a perseguição aos integrantes G4 do Campeonato Brasileiro. Um triunfo na 20ª rodada da Série será a confirmação de que a aposta em André Jardine para ser o técnico interino após a saída do argentino Edgardo Bauza foi acertada.

A escolha natural, quando Patón estava prestes a fechar com a seleção da Argentina, seria pelo auxiliar Pintado. Houve um consenso da comissão técnica fixa com a diretoria, no entanto, que a medida seria ruim. Pintado se firmou na função atual e tem a confiança dos jogadores pelas conversas particulares que pratica. Além disso, a animação da torcida por ver um ídolo ter resultados como interino poderia trazer pressão desnecessária para o substituto.

Por mais que Jardine tenha agradado pelos dez dias de treinos e a vitória sobre o Santa Cruz, a campanha pela aposta definitiva no técnico do sub-20 foi menor. E as boas impressões só servem para que o profissional aumente seu prestígio no clube e possa ser trabalhado para assumir de vez o profissional no futuro. A diretoria quer Jardine mais preparado e dando sequência à elogiada formação de atletas antes de arriscar o pescoço no time de cima.

A aceitação dos jogadores é outro peso favorável aos dirigentes. O grupo se animou com treinamentos mais modernos e com uma filosofia bem mais ousada do que a mostrada por Bauza. A sensação tirada dos últimos dias é que o elenco se divertia muito mais a cada atividade. Essa leveza pode facilitar o início do trabalho de Ricardo Gomes, que deixou ótimas impressões no Tricolor justamente pelo trabalho diário na passagem entre 2009 e 2010.

Há semelhanças no cenário atual do São Paulo e aquele encarado por Gomes no Botafogo. Investimentos reduzidos e necessidade de aproveitar talentos da base são alguns dos pontos em comum e que o técnico soube lidar em General Severiano. No Morumbi, sem o peso da briga contra o rebaixamento, o caminho deve ser menos tortuoso para o treinador e as apostas que devem ser feitas. E uma vitória contra o próprio Bota seria mais um alento.