Topo

Baixo Suíça recebe conferência sobre transformações no futebol brasileiro

15/08/2016 16h09

Na manhã desta segunda-feira (15), no Baixo Suíça (ou Casa da Suíça), que fica localizado na zona sul do Rio de Janeiro, aconteceu uma conferência que falava dos negócios e da economia no mundo do futebol, principalmente no Brasil.

Entre os integrantes do primeiro painel, que abordava uma nova alternativa para o desenvolvimento do esporte no país, estavam Otávio Leite, deputado federal e presidente do PSBD, José Francisco Cimino Manssur, vice presidente de comunicação e marketing do São Paulo, e Walter de Mattos Junior, editor e fundador do LANCE!, como mediador.

O foco principal do painel foi a transformação da forma como o futebol é gerido no Brasil. Os advogados Rodrigo de Castro e Luis André Azevedo apresentaram as ideias do Projeto de Lei 5.082 (PL), que consiste em criar a Sociedade Anônima Futebol (SAF), apresentado pelo deputado Otávio Leite no começo do ano.

Em resumo, o propósito seria criar um mercado do futebol, concebido pelo Estado, regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autorregulado por entidades como a Bovespa e manejado por sociedade anônima do futebol, a SAF. O objetivo principal é profissionalizar e mudar os rumos do esporte, que passa por um momento difícil economicamente e precisa se reestruturar.

Entre os motivos apresentados para que o projeto vá a diante, a dificuldade que os clubes têm atualmente para sanar suas dívidas, principalmente porque o Estado não os obriga a ter uma responsabilidade financeira.

Nos outros painéis, estratégias de como se tornar uma capital esportiva. Após isso, esportes e empreendedorismo e, por último, esportes, valores e educação.