Topo

Atletismo brasileiro busca feitos inéditos nesta sexta-feira na Rio-2016

18/08/2016 20h21

Na última sexta-feira (12), pela primeira vez na história olímpica, um brasileiro da marcha atlética terminou sua prova (20 km) em quarto lugar e por muito pouco não faturou uma medalha de bronze; na segunda-feira, foi o dia em que o salto com vara, uma prova extremamente técnica, deu a primeira uma medalha de ouro para o Brasil.

Nesta sexta-feira, existe uma boa possibilidade de que outros feitos inéditos sejam alcançados pelo atletismo, com Wagner Domingos na final do lançamento do martelo e as presenças de brasileiros bem cotados nas marchas de 50 km masculino e 20 km feminino na Olimpíada Rio-2016.

A participação de Wagner Domingos, o Montanha, na final da prova do martelo, quebra um jejum de 84 anos. A última vez que um brasileiro esteve em uma final olímpica foi em Los Angeles-1932, com Carmine Di Giorgi. Principal nome da modalidade no Brasil, Montanha avançou para a disputa de medalhas com a marca de 74m17, na quarta-feira.

Para poder sonhar com o pódio, contudo, o brasileiro precisa atingir uma marca próxima ao seu melhor resultado na carreira, 78m63, que é o recorde sul-americano da prova.

- O primeiro objetivo eu cumpri, que era chegar à final, e agora vou ao segundo, que será terminar entre os oito primeiros - afirmou Montanha. A final do lançamento do martelo deverá começar às 21h05.

De olho na marcha

Mais cedo, o atletismo brasileiro busca um pódio inédito na marcha atlética. As maiores chances estão prova feminina de 20 km, a partir das 14h30, com a presença de Erica Rocha de Sena, que no final de julho herdou a medalha de bronze do Mundial de 2015, por conta do doping de Hong Liu, da China. Ela detém o recorde sul-americano da prova, com 1h27min18. Além de Erica, também participará Cisiane Lopes, cuja melhor marca é de 1h33min44s.

Na marcha masculina de 50 km, o Brasil terá três inscritos, com destaque para Caio Bonfim, que há semana ficou em 4 na prova de 20 km, sua especialidade. Também competem Jonathan Rieckmann e Mario José dos Santos Junior. A largada da prova será às 8h30.