Recuperado de lesão, Pedro Henrique acirra disputa por vaga na defesa

  • Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

    Jovem havia se firmado na zaga titular, mas lesão o afastou do time

    Jovem havia se firmado na zaga titular, mas lesão o afastou do time

Pedro Henrique vinha de seis jogos como titular, sendo dois consecutivos sem o Corinthians sofrer gols, quando lesionou a coxa esquerda e precisou ser afastado por um mês. Depois de mais seis partidas fora de ação, o garoto de 20 anos volta a ser opção de Cristóvão Borges na segunda-feira, às 20h, contra o Vitória, na Arena de Itaquera, pela 21ª rodada do Brasileirão.

Apesar de ter apenas oito jogos nesta temporada - os primeiros oficiais como profissional -, Pedro Henrique já caiu nas graças do torcedor corintiano, e os números mostram a razão da adoção do camisa 34 como um novo xodó: Pedro tem aproveitamento superior a Yago e Balbuena, os dois atuais titulares da defesa alvinegra.

Yago tem 30 jogos neste ano, e o Timão sofreu 25 gols com ele em campo, representando uma média de 0,8 por jogo. Já o paraguaio Balbuena soma 22 partidas desde que foi contratado, em fevereiro, e 18 gols foram sofridos pelo Corinthians no período, uma média bem semelhante à do companheiro. Já Pedro Henrique, apesar de ter só oito jogos, não conseguiu evitar só cinco gols, uma média positiva de 0,6 por jogo.

Com números superiores aos dos titulares e a preferência da torcida, Pedro Henrique já treina sem restrições no CT Joaquim Grava, e poderá ser ao menos relacionado contra o Vitória. Como ele vinha sendo titular antes da lesão, há possibilidade de que retome a condição na Arena.

Cristóvão ainda não se pronunciou sobre a possibilidade, sendo que nos outros jogos manteve os recém-recuperados de lesão no banco inicialmente. Antes da lesão, porém, o jovem zagueiro arrancou elogios empolgados do treinador do Timão.

"Pela idade, ele tem uma forma de jogar muito amadurecida. Ele será um grande futuro do Corinthians, vamos dar respaldo", disse o treinador, que teve conversas reservadas e deu forte apoio a Pedro Henrique, especialmente após a falha contra o Atlético-MG, na derrota por 2 a 1 da 10 rodada do Brasileirão.

Querido pela torcida e respaldado pelos números, Pedro Henrique é a principal opção do Corinthians para "consertar" a defesa, que perdeu o posto de melhor da competição na rodada passada e não vem bem nos últimos jogos. Entra?

OS OUTROS ZAGUEIROS DO ELENCO:

Balbuena - Contratado em fevereiro, já soma 22 jogos no ano, além de dois gols marcados. Foi baixa só por convocação para a seleção do Paraguai e uma suspensão.

Yago - É o titular mais frequente do ano, com 30 partidas até agora. Sofreu duas lesões e suspensão por doping, mas é titular hoje, após a lesão de Pedro Henrique.

Vilson - No elenco desde janeiro, tem sofrido com problemas físicos, e fez apenas 11 partidas até agora.

Léo Santos - Disputou a Copinha e foi promovido após a venda de Felipe. Aos 17 anos, não jogou.

Já saiu: Felipe - Vendido ao Porto (POR), por R$ 24 mi, atuou 28 jogos/ ano.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos