Topo

COI diz que adoraria repetir o Rio como sede dos "Jogos Icônicos"

20/08/2016 13h27

Ao analisar a Olimpíada do Rio como os "Jogos Icônicos", o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que o COI não se arrependeu da escolha da sede e que, se pudesse, traria os Jogos mais uma vez para a cidade:

- Não há a menor dúvida. O Rio mostrou muita capacidade, uma cidade com problemas e hiatos sociais que conseguiu fazer os Jogos próximos da sua realidade, sem mascarar nada, sem cercar tudo numa bolha, isolada e, ,sim, enfrentando a realidade e o desafio e, conseguindo entrar um evento de alto nível. E o mundo ficou conhecendo um pouco mais o otimismo, e alegria de viver do brasileiro.

Bach destacou a qualidade das arenas e a vontade que os organizadores, voluntários, prefeitura e população mostraram para que tudo desse certo. E que o legado dos Jogos está garantido.

- As instalações foram ótimas, por isso os recordes, competições que entram para a história e atletas virando lendas como Phelps, Bolt. Ciclistas quebrando recordes no Velódromo, que era tão criticado antes dos jogos. Graças aos Jogos teremos no Parque Olímpico um novo centro de treinamento que poderá ser usado por todos os países sul-americanos. A cidade ganhou infraestrutura que só foi possível por causa deste evento, que acelerou obras de metrô, BRT, o Boulevard Olímpico, revitalizou uma área no centro. Tudo isso ficará para gerações - disse.

No fim, Bach disse que o Rio de Janeiro pode ter começado a balizar o que se espera das Olimpíadas para o futuro:

- Os representantes de Tóquio estão aqui. E eles certamente aprenderam que a organização de um grande evento para ser bem sucedida pede que ele seja autêntico, como foi no Rio. Não é pegar uma planta dos outros jogos e copiar. O importante é ser original e fazer dos Jogos a representação da cultura do país anfitrião, gastando poucos recursos e sendo sustentáveis em tudo.