O Dia Olímpico: 'O cenário de uma bela Olimpíada'

Como toda edição dos Jogos Olímpicos, a Rio-2016 teve suas virtudes e defeitos. A Olimpíada correu muito bem até o momento, apesar de problemas em menor escala, como filas enormes para entrar em arenas, falta de comida nas lanchonetes e o baixo público em diversos eventos. Mas, depois que tudo terminar, as fotos e as lembranças de brasileiros e estrangeiros devem ser as melhores possíveis pelo menos em um aspecto.

A Olimpíada do Rio de Janeiro foi provavelmente uma das mais belas da história. E a beleza esteve presente tanto em suas construções quanto nos cenários paradisíacos que serviram de pano de fundo para a disputa de medalhas.

Nesta sexta-feira, por exemplo, estive na marcha atlética para acompanhar o desempenho dos atletas brasileiros e estrangeiros. O local da competição foi muito bem escolhido, o Pontal. A menos de cem metros de um dos trechos da prova, o maravilhoso mar do Rio de Janeiro emoldurava a luta dos marchadores, que transpiravam em busca de espaço e melhores posições sob o sol e o céu azul. Em alguns momentos, era até difícil prestar atenção na corrida. A vontade mesmo era de pegar uma cadeira de praia e admirar a paisagem, ou então tomar uma água de coco em um dos inúmeros quiosques. Mas o dever sempre me chamava de volta. A distração era momentânea.

O mesmo ocorreu também na arena de vôlei de praia, localizada em Copacabana, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro. Não é preciso dizer também que a beleza do lugar e a atmosfera da competição, com torcida empolgada e muito movimento dentro e fora da instalação, tornou este um dos palcos mais exuberantes dos Jogos Rio-2016.

Mas é preciso dizer também que não foram somente as belezas naturais que roubaram a cena. O Parque Olímpico, todo ele construído pelas mãos do homem, ficou muito bonito. As instalações, a reprodução do calçadão de Copacabana que cortava todo o complexo, a área onde alguns patrocinadores oficiais ficaram instalados, todo este conjunto também encantou os olhos. Só não admirou quem foi teimoso.

Tudo isso chama ainda mais atenção depois da realização de uma Olimpíada em Londres, em 2012. Os Jogos na Grã-Bretanha foram melhores em termos de organização. Mas nem de perto se igualou à beleza do Rio de Janeiro.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos