Estados Unidos atropelam a Sérvia e são campeoes no basquete masculino

O adversário que mais chegou perto de vencer os Estados Unidos neste ano não foi bom o bastante para tirar a medalha de ouro deles. Depois de vencer a Sérvia por somente três pontos de vantagem na primeira fase da Olimpíada do Rio de Janeiro, a seleção americana masculina de basquete venceu os europeus por 96 a 66, neste domingo, na Arena Carioca 1, na despedida do técnico Mike Krzyzewski, e garantiu seu 15º título olímpico, o terceiro seguido. O bronze ficou com a Espanha.

Os Estados Unidos iniciaram o jogo com Kyrie Irving, Klay Thompson, Kevin Durant, Carmelo Anthony e DeAndre Jordan. Do lado da Sérvia, Nikola Jokic, que obteve 25 pontos e seis rebotes no primeiro encontro entre as seleções, na primeira fase, começou no banco de reservas. A opção deu certo, e os americanos tiveram dificuldades no primeiro quarto, vencendo por 19 a 15.

No começo do segundo período, os americanos abriram 25 a 15, sua primeira vantagem de dígitos duplos na partida. Até o intervalo, a diferença só aumentou, e o Team USA, comandado pelos 24 pontos de Durant àquela altura, foi para os vestiários vencendo por 52 a 29.

A diferença chegou aos 30 pontos já na terceira parcial. Com direito a show de bolas de três e enterradas, os Estados Unidos terminaram o quarto vencendo por 79 a 43.

No último período, já não havia mais nada que a Sérvia pudesse fazer. Mesmo utilizando os reservas em quase toda a parcial, a seleção americana manteve a diferença no placar enorme e venceu por 96 a 66.

O destaque do triunfo americano foi Kevin Durant. O ala, novo reforço do Golden State Warriors, deixou a quadra com 30 pontos, quatro assistências, três rebotes, duas roubadas de bola e um toco e foi o cestinha da decisão.

A partida marcou a despedida do treinador Mike Krzyzewski da seleção americana. Depois de conquistar três ouros seguidos, o "Coach K" deixa o cargo e será substituído por Gregg Popovich, técnico do San Antonio Spurs.

A medalha de bronze ficou com a Espanha. Também neste domingo, os europeus venceram a Austrália por 89 a 88, em jogo decidido apenas nos últimos segundos, e garantiram o último lugar no pódio. A seleção da Oceania segue sem medalhas no basquete masculino em sua história.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos