Topo

Liga dos Campeões terá mais vagas diretas de países tradicionais

26/08/2016 11h28

A Uefa anunciou nesta sexta-feira mudanças nos critérios de qualificação para a Liga dos Campeões. As quatro principais ligas da Europa terão garantidas quatro vagas na fase de grupos da competição para a temporada 2018-19. A definição dos melhores torneios nacionais é medida segundo um coeficiente determinado pela entidade.

Atualmente, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália ocupam as quatro primeiras colocações. De acordo com a Uefa, a medida seguirá valendo, inicialmente, até 2021.

No momento, apenas Espanha, Alemanha e Inglaterra têm três vagas diretas à Liga dos Campeões, com uma quarta equipe disputando o playoff. A Itália possui dois lugares garantidos, com o terceiro disputando a fase eliminatória da competição.

A entidade informou ainda que vai aumentar a premiação para os clubes participantes da Liga dos Campeões e Liga Europa e revelou que o 'sucesso histórico na competição também será levado em conta nos cálculos dos coeficientes'. Nas regras atuais, somente os últimos cinco anos de cada clube são levados em consideração para a pontuação.

Além disso, garantiu que a fase de grupos será mantida com 32 equipes. No entanto, as alterações devem diminuir as oportunidades de ligas menores da Europa. Apesar disso, o formato de qualificação segue inalterado, com cinco dos dez times que se classificam por meio das fases eliminatórias sendo campeões nacionais e os