Topo

Mané Garrincha terá forte esquema de segurança para Flu x Palmeiras

Mané Garrincha terá segurança reforçada neste domingo - Comitê Rio-2016
Mané Garrincha terá segurança reforçada neste domingo Imagem: Comitê Rio-2016

27/08/2016 06h00

Um forte esquema de segurança será posto em ação neste domingo, no Mané Garrincha, em Brasília, para o jogo entre Fluminense e Palmeiras, que duelam pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h (de Brasília). Será a primeira vez que o clube paulista volta ao estádio, que foi palco de conflitos entre Polícia Militar e torcidas organizadas na partida contra o Flamengo, no último dia 5 de junho.

Durante a semana, as entidades responsáveis, como a Secretária de Segurança, o Ministério Público e o Comando de Policiamento Metropolitano de Brasília, participaram de uma reunião que teve a presença de membros das torcidas organizadas: dois da Young Flu, do Fluminense, um da Mancha Verde e um da Acadêmicos da Savóia, as duas últimas torcidas do Palmeiras. Foram definidos os pontos de concentração dos torcedores, as rotas de deslocamento - que terão escoltas da Polícia Militar -e os portões de acesso de cada torcida.

De acordo com a administração do Mané Garrincha - que foi interditado pelo STJD após o Flamengo x Palmeiras -, as reuniões pré-jogos são uma das mudanças realizadas após os confrontos. Dentro do estádio, o policiamento passou a ser mais presentes nos corredores, local em que as organizadas se enfrentaram no intervalo da partida válida pela sexta rodada do Brasileiro.

"A forma de emprego do policiamento foi visivelmente alterada. Agora os policiais estão ocupando o local de proximidade de torcidas. Estão fazendo um acompanhamento visual, inclusive dos corredores, que foi onde teve a o colapso no jogo (entre Palmeiras e Flamengo). Acrescentamos mais alguns pontos de policiamento nos corredores, entre os bares e banheiros no intervalo também. Além do fechamento de visão de 2 metros de altura que não permite o contato entre as torcidas", explicou Luciano Ramos, coordenador de Administração do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha.

Serão cerca de 400 homens da Polícia Militar de Brasília envolvidos no jogo de domingo, tanto dentro quanto fora do Estádio Mané Garrincha. A Polícia Civil também se fará presente com a Delegacia da área, mas não informou o contingente que participará da segurança.

O esquema de segurança será o mesmo adotado em todas partidas após o último jogo do Palmeiras em Brasília, no qual dois torcedores do Flamengo e três policiais militares ficaram feridos e cerca de 30 membros de organizadas do Palmeiras foram detidos e encaminhados para a 5ª Delegacia Policial de Brasília. As organizadas, tanto do Palmeiras quanto do Fluminense, ficarão nas Arquibancadas Superiores do Mané Garrincha, em lados separados. Os demais setores do estádio receberão torcida mista.

Neste Campeonato Brasileiro, seis jogos já foram disputados no Estádio Mané Garrincha: Botafogo 0 x 1 Cruzeiro, Flamengo 1 x 2 Palmeiras, Flamengo 2 x 2 São Paulo, Flamengo 2 x 0 Atlético-MG, Flamengo 2 x 1 Grêmio e Fluminense 1 x 0 Corinthians. A média de público é de 31.209 pagantes por partida.