Topo

'Santo de casa', Cristian se fortalece e busca agarrar nova chance no Timão

27/08/2016 06h00

A segunda passagem de Cristian pelo Corinthians já dura mais de um ano e meio. Ele participou de apenas 37 partidas neste período, enquanto concorrentes da posição, como Bruno Henrique, por exemplo, estiveram em campo 84 vezes. A questão é que agora o Timão não conta mais com Bruno Henrique, e o veterano Cristian, de 33 anos, é o novo titular.

Cristóvão definiu a alteração ao longo da semana, quando o Corinthians topou a proposta do Palermo (ITA) por Bruno Henrique e negociou seu titular. Depois de cinco minutos na partida contra o Vitória, mas experiência de anos com a camisa do Timão, Cristian ganhou a vaga para o jogo deste sábado, 16h, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli.

- Eu não queria ficar trocando, mas, isso acontecendo, buscamos resposta positiva - disse o técnico Cristóvão Borges.

A preparação de Cristian para ser titular não passou apenas pelas mãos do treinador. Nos últimos meses, o camisa 16 foi acompanhado de perto por Flávio Grava, auxiliar de preparação física do Corinthians. Separado do restante dos companheiros, o volante realizou trabalhos físicos exigentes, aprimorando força, potência e equilíbrio muscular. A ideia é que as lesões que impediram que Cristian jogasse mais de cinco partidas seguidas cessem, e o Timão tenha um titular confiável para alcançar suas ambições neste Brasileirão.

- É bom deixar claro que o Cristian não tem um problema, algo patológico. A questão é que no último ano e meio no Fenerbahce (TUR) ele teve uma carga de jogos quase zero, e começou a sentir quando retomou a carga normal no Corinthians. Agora o maior déficit dele já foi zerado, e estamos na fase de polimento. O que acontece é isso: ele estava na reserva, trabalhou, ganhou espaço e agora está preparado para um maior volume de jogos - relatou Flavio Grava.

Cristian chegou a ser titular neste ano, quando Tite mudou a equipe motivado pelas eliminações no Paulistão e na Libertadores. Uma nova lesão, no entanto, atrapalhou a sequência e impediu que ele se firmasse. Agora é diferente. Com o volante em campo, Cristóvão espera maturidade e liderança em meio à reconstrução no Brasileirão, além de contar com uma equipe mais equilibrada, pois Cristian é habituado à função de primeiro volante, e depositar esperanças no baixo índice de passes errados de seu camisa 16 nas cinco partidas que jogou antes da lesão.

Cristian pode não ser o mesmo que encantou em 2008, mas ainda tem muito a contribuir ao clube em que se tornou ídolo. Vale muito!

Com a palavra: Flavio Grava, auxiliar de preparação do Timão:

"Qualquer atleta com um tempo grande inativo está mais sujeito a lesões que os outros. Na Turquia, o Cristian ficou um ano e meio em que jogou muito pouco, e lá há a cultura de se treinar um período só. Ele ainda teve mais um tempo totalmente parado antes de chegar no Corinthians, quando voltou a ter carga normal. Por isso levamos ele no Lab R9 e fizemos um perfil da parte de força em que detectamos uma defasagem e trabalhos em cima. Foram trabalhos de potência, biométricos, tudo diferenciado em cima dos desequilíbrios e problemas que havia. Hoje já está equilibrado. Em algumas coisas já é melhor que alguns companheiros, mas no geral está na média do grupo e dá muita ênfase ao trabalho de potência muscular. Ele gostou, está confiante e continua fazendo trabalhos exigentes, em que o jogador precisa querer muito."

A SEGUNDA PASSAGEM DE CRISTIAN PELO TIMÃO:

Lesões em 2015: a segunda passagem de Cristian no Timão teve início em janeiro de 2015. Ele chegou com uma pubalgia e precisou de quase dois meses par entrar em forma. Em junho, não suportou a sequência e sofreu uma lesão na panturrilha direita.

Negociável: no início deste ano, o técnico Tite disse que havia liberado Cristian para ser negociado.

Novas chances: Cristian voltou a ser titular justamente contra a Ponte, no primeiro turno, com a mudança do esquema do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1. Porém, após cinco jogos, sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda.