Topo

Revezamento da tocha paralímpica começa nesta quinta

31/08/2016 16h55

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começarão somente na próxima quarta-feira. No entanto, o clima de festa já poderá ser sentido a partir desta quinta com o início do revezamento da tocha paralímpica em Brasília.

O evento começa às 9h30, com o acendimento virtual da chama por meio de mensagens enviadas pela internet por pessoas do mundo inteiro. As palavras de incentivo, que vêm sendo chamadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro de calor humano, aparecerão em um painel eletrônico e em determinado momento a pira paralímpica será acesa. Ao fim do dia, ela será apagada e a chama voltará a ser virtual, para que seja reacesa em Belém, na sexta-feira.

Em Brasília, serão 103 condutores, que percorrerão, em média, 120 metros. O revezamento começará no Parque da Cidade e passará por locais que costumam receber pessoas com deficiência física, como o Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência, o Centro de Treinamento de Educação Física Especial e o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais.

Depois de Brasília e Belém, o revezamento passará por Natal, no sábado; por São Paulo, no domingo; e por Joinville, na segunda-feira. Na terça-feira, a tocha chegará ao Rio de Janeiro, onde o trajeto será encerrado na cerimônia de abertura dos Jogos, na quarta.

Em cada cidade a chama simbolizará um valor paralímpico: Brasília - igualdade; Belém - determinação; Natal - inspiração; e Joinville - coragem. Já São Paulo participa com o poder da transformação e o Rio de Janeiro com a paixão pelo esporte. Para participar, basta postar nas redes sociais uma mensagem usando a hashtag oficial e a hashtag do valor abraçado pela cidade. Por exemplo: para acender a chama de Brasília, é preciso usar as hashtags #ChamaParalímpica e #Igualdade. No site do Rio 2016, o público pode acompanhar o mapa de calor gerado pelas mensagens enviadas.