Topo

Rio 2016 apoia campanha para levar jovens aos Jogos

31/08/2016 15h02

O Comitê Rio 2016 está apoiando uma campanha mundial de arrecadação de fundos para ajudar 10.000 jovens brasileiros a acompanharem de perto os Jogos Paralímpicos. Ao lado do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, da sigla em inglês) e da Fundação Agitos, núcleo de desenvolvimento do IPC, o Rio 2016 garantiu seu total apoio à campanha #FillTheSeats (ocupem os assentos, em inglês).

A campanha foi lançada na semana passada por Greg Nugent, que foi o diretor de marketing do Comitê Organizador dos Jogos Londres 2012, e rapidamente ganhou o apoio de diversos ícones do esporte paralímpico, como as irmãs americanas Tatyana e Hannah McFadden, do atletismo.

A meta inicial da iniciativa era arrecadar 15 mil dólares e viabilizar a ida de 500 jovens aos Jogos, mas devido ao grande sucesso inicial - mais de 20 mil dólares foram doados na primeira semana -, o Rio 2016 e o IPC incentivaram os organizadores a seguirem com a campanha para que mais ingressos possam ser comprados para os adolescentes brasileiros.

- Nossa missão é organizar Jogos Paralímpicos excelentes, mas também garantir que todos tenham acesso aos Jogos. Essa iniciativa certamente nos ajudará a alcançar este objetivo - disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Até 10 mil ingressos poderão ser comprados através da campanha, ao preço de 30 dólares cada - já incluídas as despesas com transporte e alimentação dos jovens. Os recursos estão sendo doados ao IPC e à Fundação Agitos. O Transforma, programa social dos Jogos Rio 2016, irá coordenar a campanha no Rio e identificará os jovens da cidade que receberão os ingressos. Uma equipe do programa irá organizar o deslocamento dos agraciados.

Qualquer verba arrecada que não for utilizada será doada a projetos ligados ao esporte ou ao apoio às pessoas com deficiência no Brasil e na América do Sul.

A banda de rock britânica Coldplay, que se apresentou na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, também endossou a campanha através de sua conta no Twitter.

- Decidimos apoiar a campanha #FillTheSeats porque toda a verba arrecadada será utilizada para levar aos Jogos pessoas que talvez não tenham condições de comprar um ingresso. Queremos que eles sejam parte da história nos primeiros Jogos Paralímpicos da América Latina. Incentivamos todos ligados ao movimento Paralímpico a apoiarem esta campanha - comentou Xavier Gonzalez, diretor-geral do IPC.