Topo

Vila dos Atletas abre as portas para as delegações paralímpicas

31/08/2016 07h00

A Vila dos Atletas do Rio 2016 está de braços abertos para os super atletas que disputarão os Jogos Paralímpicos. A partir desta quarta-feira, as primeiras delegações esportivas começam a chegar ao local que chamarão de casa até o dia 18 de setembro. Ao todo, 2.500 pessoas devem entrar nos apartamentos ao longo do dia. Representantes das 162 delegações que competirão nos Jogos Paralímpicos se hospedarão na Vila dos Atletas. Nesta quarta, são aguardados atletas de Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá e Países Baixos, entre outros.

A estrutura de 200 mil metros quadrados conta com 31 prédios de até 17 andares e um total de 3.064 apartamentos. A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas fiquem hospedadas no local durante os Jogos Paralímpicos. Os apartamentos são completamente acessíveis e permitem o deslocamento de atletas cadeirantes sem dificuldades. Há também espaço para receber cãos-guia, frequentemente utilizados por deficientes visuais. O espaço conta com todas as facilidades das quais os atletas necessitam, como academia, refeitório e uma policlínica médica. A principal novidade em relação aos Jogos Olímpicos é o Centro de Reparos de Órteses e Próteses, que é operado pela Ottobock, patrocinadora do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, da sigla em inglês).

Apontado como o segundo maior do mundo - atrás apenas do Damascus Gate, na Síria -, o restaurante da Vila dos Atletas foi montado em uma tenda de 27 mil metros quadrados, sendo que 9 mil m² são apenas para a cozinha. As estações de comida serão as mesmas para os Jogos Paralímpicos. A mais curiosa é a que une comidas judaica e islâmica: Kosher & Halal. Há também as bancadas de Sabores do Brasil, Sabores do Mundo, Pizza & Pasta e Ásia & Índia, além das estações de frutas, pães, saladas e sobremesas. Mas algumas mudanças são necessárias para deixar o local mais acessível e aconchegante.

Fileiras de mesas e cadeiras serão removidas para que os cadeirantes circulem sem grandes problemas. Algumas estações terão a altura reduzida para facilitar o acesso aos alimentos. De resto, a equipe responsável pelo espaço espera ter o mesmo clima de alegria e convivência dos atletas dos Jogos Rio 2016.

- A ideia é tornar o espaço mais aconchegante, já que ele foi desenvolvido pensando nos momentos de pico, quando 7 mil atletas vinham ao mesmo tempo comer aqui. Nas Paralimpíadas, os números serão menores e as mudanças vão facilitar a vida dos atletas - afirmou Flávia Albuquerque, gerente de alimentos e bebidas da Vila dos Atletas.

Na Olimpíada, diariamente, foram consumidas cerca de 200 toneladas de comida, entre 100 mil pães, 3 mil pizzas, incluindo as sem glúten e integrais, 120 toneladas de frutas, 30 toneladas de folhagens adequadas e 700 mil doses de café. O restaurante principal possui área equivalente a dois campos e meio de futebol. Em todos os restaurantes, além do principal existe o Casual Dining, o Grab and Go e as estações Coffee Breaks, foram 7,5 mil lugares.