Topo

Aposta para o clássico, Luiz Araújo tem preparação especial no São Paulo

Rubens Chiri / saopaulofc.net
Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

03/09/2016 07h30

Ricardo Gomes surpreendeu na última quinta-feira ao esboçar o time titular do São Paulo para encarar o Palmeiras, na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro teste do técnico, assim como na atividade de sexta, o garoto Luiz Araújo aparecia na equipe principal na vaga de Michel Bastos. Mas para ter presença garantida no Allianz Parque, o atacante tem um "vício" a sanar.

Nos últimos meses em que defendeu o time sub-20 do time tricolor, sob o comando de André Jardine, Araújo se acostumou a atuar bem aberto pela esquerda. Até aí nenhuma novidade ao que deve acontecer no Choque-Rei. O que tem preocupado a comissão técnica é o momento de o jovem fazer tabelas ou tentar enfiadas de bola para Carlinhos na lateral esquerda.

O esquema de Jardine na base levava os laterais a fazerem as ultrapassagens mais ao centro do que às pontos. Ou seja, Araújo atuava mais encostado na linha e acionava os companheiros para o meio. No sistema de jogo de Ricardo Gomes, os alas é quem passam mais abertos e o atacante demonstrou dificuldades nas tomadas decisões.

Conversas com a comissão e até com os companheiros mais experientes têm ajudado Araújo a corrigir esse resquício do time sub-20. No treino de sexta, por exemplo, o capitão Maicon gritou mais de uma vez para que o garoto deixasse o corredor livre e se preocupassem mais em fechar para área, inclusive na marcação. No lance seguinte, cumpriu a dica, roubou a bola no ataque.

Depois da atividade, foi Michel Bastos quem sentou ao lado do camisa 31. Com 12 anos a mais do que o jovem, o veterano apontava constantemente para a ponta esquerda do campo e fazia gestos que indicavam orientações sobre chutes. Ricardo Gomes também tem falado com Araújo após os treinos. O técnico o considera promissor pela verticalidade e conclusão das jogadas e tenta passar tranquilidade para que o que se vê no CT aconteça nas partidas.