Topo

Lado psicológico do Botafogo ganha atenção para sequência de jogos

Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

03/09/2016 08h00

A sequência de jogos que o Botafogo apenas começou neste mês de setembro é dura e desgastante. Nesta quinta, o time se reapresentou após o vexame de quinta-feira, neste domingo, joga na Arena novamente... em meio a tantos jogos, com tão pouco tempo para treinos e descanso, o que de pior pode acontecer é o lado psicológico do elenco ficar abalado. O técnico Jair Ventura sabe disso e reconhece os efeitos ruins que uma derrota de 5 a 2, em casa, pode causar. Por isso mesmo, ele pede força mental à equipe na sequência.

" São todos profissionais. É claro que ficamos tristes, e a torcida tem todo direito de ficar triste. Temos que trabalhar muito e conseguir fazer um grande jogo contra o Grêmio", analisa o treinador.

Principalmente os jogadores da tão infeliz defesa da última partida podem ficar abalados. Mas Sassá, que vem se destacando nas últimas semanas, e, contra o Cruzeiro, fez mais um gol, faz o alerta. O segredo é o jogo coletivo continuar.

"Não podemos perder a confiança uns nos outros. O que aconteceu ontem (quinta-feira) foi atípico. Fizemos um bom primeiro temo. Agora temos que corrigir os erros. O futebol dá esse direito. Domingo já temos outro jogo importante", lembra, de olho no duelo contra o Grêmio.

A concentração precisa estar realmente muito alta até porque, hostilizados como foram, especialmente Renan Fonseca e Emerson, não é possível saber o quanto os defensores serão apoiados. O treinador alvinegro acredita que o fato de ser outra competição poderá ser benéfico para o time superar esse momento tenso depois da goleada sofrida.

"Acho que temos que virar a chave. Temos um jogo importantíssimo no domingo e não temos que ficar remoendo essa derrota. Vamos corrigir os erros, mas vamos virar a chave e fazer um grande jogo contra o Grêmio", entende Jair Ventura.

Além do duelo contra o Tricolor Gaúcho, o Botafogo ainda terá o clássico com o Fluminense na mesma Ilha do Governador, já nesta quarta. Jogos importantes que pedem apoio da torcida e muita força mental.