Topo

Em alta, Zé Ricardo reencontra adversário da estreia pelo Flamengo

Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

05/09/2016 06h00

Pouco mais de três meses após a estreia como técnico do time profissional do Flamengo, Zé Ricardo reencontra a Ponte Preta, nesta quarta-feira, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), pelo Campeonato Brasileiro. O treinador tem boas lembranças daquele confronto. O time rubro-negro venceu por 2 a 1, de virada, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).

Desde aquele jogo, muita coisa mudou para Zé Ricardo e também para o Flamengo. O comandante da equipe era apenas interino e agora luta por dois títulos importantes: Brasileiro e Sul-Americana. Ele vem recebendo elogios de jogadores, torcedores e dirigentes.

"Zé Ricardo estuda muito e entende bem os nossos adversários. As informações que ele tem nos passado ajudam muito", garante o atacante Fernandinho.

Zé Ricardo conseguiu criar um Flamengo muito mais competitivo do que o do técnico Muricy Ramalho, que se afastou por problemas de saúde. No primeiro semestre, a equipe foi eliminada precocemente de três competições (Primeira Liga, Carioca e Copa do Brasil). Agora, o time tem uma campanha sólida nos pontos corridos e ocupa a vice-liderança do Brasileiro.

Confiante, porém cauteloso, Zé Ricardo espera um jogo complicado diante da Ponte Preta. O Flamengo chega como favorito para o duelo, mas o adversário já busca um espaço no G4.

"A equipe da Ponte Preta é uma das mais equilibradas da competição. Eles venceram o Corinthians com propriedade. O professor Eduardo Baptista é um estudioso e tem a equipe na mão. Será uma partida difícil, mas não tem jeito. Teremos de propor o jogo e fazer valer o nosso mando de campo. Nós esperamos que o estádio esteja lotado", comentou o treinador.

APROVEITAMENTO SUPERIOR AO DE MURICY

Mesmo disputando uma competição de Série A, Zé Ricardo tem números melhores do que os Muricy Ramalho no Flamengo. O antecessor deixou o clube com cerca de 58% de aproveitamento, enquanto o atual comandante tem aproximadamente 62%.

O atual treinador do Rubro-Negro acumula 12 vitórias, três empates e seis derrotas à frente do time. Antes mesmo de conseguir este rendimento, Zé Ricardo já ganhava elogios de Muricy, com quem conversou algumas vezes no Flamengo.

"Ele é um cara preparado e tem que acreditar no potencial dele. Está no caminho certo. A grande vantagem dele, que eu também tive, é que eu no início tive dirigentes que bancaram minha posição quando o Telê (Santana) não estava. Isso que está acontecendo no Flamengo é muito importante", disse o treinador à Rádio Transamérica.

Zé Ricardo foi promovido ao cargo de técnico interino quando o Flamengo oficializou a saída de Muricy. Onze jogos depois, o treinador foi efetivado com bons resultados no comando da equipe.