Topo

Candidato a esporte paralímpico, futebol de cadeira de rodas ganha força no Rio de Janeiro

06/09/2016 19h56

Em clima de Paralímpiada, que tal conhecer o Power Soccer, futebol em cadeiras de rodas motorizadas que vem ganhando força no Brasil? O time Rio de Janeiro Power Soccer (RJPS) fará treino gratuito no próximo domingo, dia 11/09, das 9h às 11h30, em um dos cartões postais carioca: o Parque do Flamengo, na Zona Sul da cidade. O esporte já é reconhecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e a expectativa é que se torne uma modalidade paralímpica.

Criado em 2014, o RJPS é o maior time do Brasil, tendo dois atletas na Seleção Brasileira de Power Soccer. Já no primeiro ano de sua formação, a equipe foi Campeã Brasileira e, em 2015, conquistou o título de vice-campeã. Para 2016, o RJPS já está classificado para disputar, pela segunda vez, a Taça Libertadores, que acontecerá em dezembro, em Buenos Aires.

O Power Soccer é a única modalidade paradesportiva que permite a participação de pessoas com deficiência motora severa, como tetraplegia, paralisia cerebral, distrofia muscular, entre outros, a partir dos 6 anos de idade e de qualquer gênero, no mesmo time.

Criado na França e no Canadá, no final dos anos 70, a modalidade ganhou força e o mundo. Ao longo dos anos, o Power Soccer foi sofrendo algumas adaptações, até que em 2006 nasceu a Federação Internacional de Futebol em Cadeiras de Rodas (FIPFA), o que possibilitou, em 2007, a primeira Copa do Mundo do esporte. Atualmente, a modalidade é praticada em quase 30 países espalhados pelos continentes Americano, Europeu, Asiático e Oceania.