Topo

Palmeiras não mudará descontos do Avanti durante jogos 'semiabertos' no Allianz; Mancha ficará no Gol Sul

07/09/2016 18h01

O Palmeiras comunicou aos seus sócios-torcedores que não mudará os descontos aplicados na compra de ingressos durante o período de punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Com isto, nos cinco jogos com o Gol Norte fechado, os membros do Avanti que têm gratuidade no setor não terão este benefício repassado para outro local.

O Gol Norte é o ponto mais barato do estádio e onde ficam as torcidas organizadas, o principal alvo da punição do STJD pela briga com os flamenguistas em Brasília. O problema é que quase dois terços do público ali é composto por aqueles que não são das uniformizadas, e este é praticamente o único setor que sempre esgota na pré-venda para membros do Avanti.

A partir do Plano Ouro (R$ 109,99/mês), o sócio tem direito a 100% de desconto no Gol Norte. Neste caso, quem tem esta opção terá de comprar ingressos com 75% de desconto na cadeira Superior ou no Gol Sul; 50% de desconto no setor Central Leste, ou 25% de desconto na Central Oeste. O clube justifica que esta decisão está baseada no regulamento do Avanti.

A pena valerá também para o jogo contra o Cruzeiro, previsto para o Pacaembu e quem tem desconto no Gol Norte não terá gratuidade no setor equivalente do estádio municipal. O Verdão terá estádio "semiaberto" contra: Flamengo, Coritiba, Cruzeiro, Sport e Internacional, todos pelo Brasileirão.

MANCHA FICARÁ EM NOVO LUGAR

Uma das penas impostas pelo STJD é que nos próximos dez jogos como mandante não se tenha nenhuma menção na arena de torcidas organizadas. Isto, contudo, não as tirará do Allianz Parque. Em comunicado, a Mancha Alviverde avisou que ficará durante o período de punição no Gol Sul.

Eles dizem que ficarão em um "gomo ao lado da trave, em direção à bandeira de escanteio", no lado oposto ao do banco de reservas. Nestes jogos, as organizadas não poderão usar nem as camisas de suas torcidas - bandeiras e faixas já estavam proibidas desde abril.

VEJA O COMUNICADO DO AVANTI NA ÍNTEGRA:

Prezados sócios-torcedores Avanti,

Conforme é de conhecimento público e notório, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em decisão tomada no último dia 1º de setembro, puniu a Sociedade Esportiva Palmeiras pelos eventos ocorridos na partida entre Palmeiras e Flamengo, no último dia 5 de junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF. A penalidade consiste na proibição de comercializar ingressos para o setor Gol Norte do Allianz Parque pelo período de cinco partidas com mando do Palmeiras, a partir do dia 10 de setembro de 2016.

Assim, o Palmeiras, em cumprimento à decisão do STJD, e em atendimento ao dever de informação previsto no Estatuto do Torcedor, esclarece que, durante o prazo da punição, os benefícios do Programa Avanti não estarão disponíveis para os sócios-torcedores em relação ao setor Gol Norte.

Além disso, o Palmeiras informa que as partidas realizadas no estádio do Pacaembu durante o período da punição também não contemplarão os benefícios aplicados ao setor Gol Norte do Allianz Parque para os sócios-torcedores, que normalmente seria transferidos para o setor correspondente do Pacaembu.

O Palmeiras destaca que a indisponibilidade dos benefícios do Programa Avanti, em caso de punição aplicada pela Justiça Desportiva, está prevista nas cláusulas 2.1.6 e 15.8 do regulamento do programa. Os benefícios previstos para os demais setores do Allianz Parque, entretanto, serão mantidos normalmente.

Essa, como todas as punições aplicadas pelos órgãos competentes, será cumprida pelo Palmeiras. Porém, o clube considera absolutamente injusta e totalmente ineficaz, uma vez que a violência ligada ao futebol só diminuirá quando dezenas de vândalos forem expurgados dos estádios e não apenas punindo milhares de torcedores, privando-os de, em cinco jogos, não terem acesso ao local mais barato do Allianz Parque.